A Polícia Federal (PF) prendeu nesta segunda-feira (17/11), em São Paulo, um funcionário de banco acusado de participar de um esquema de desbloqueio não autorizado de cartões.
Os alvos do golpe eram correntistas com saldos elevados. A instituição financeira, que não teve o nome divulgado, alertou as autoridades.
De acordo com a investigação da PF, o esquema fraudulento envolvia a alteração de dados cadastrais dos clientes. O funcionário modificava os registros telefônicos nas contas, substituindo os números originais por outros sem relação com os verdadeiros titulares.
Após a alteração cadastral, os tokens de segurança necessários para o desbloqueio dos cartões eram direcionados para os novos números de telefone inseridos pelo suspeito.
Com isso, os criminosos conseguiam o acesso indevido às contas sem que os verdadeiros proprietários recebessem mensagem ou notificação.
Leia também
-
Foragida da Interpol por fraude com cartão é presa pela PM em SP
-
Corpo é encontrado em freezer de centro de apoio para moradores de rua
-
“Marginal não é lugar de Carnaval”: grupo faz protesto no centro de SP
-
Câmeras corporais da PM mostram casa após explosão em Tatuapé. Veja
O esquema afetou correntistas com contas vinculadas a agências localizadas nos Estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O funcionário do banco detido poderá responder pelo crime de peculato, além de outros ilícitos que venham a ser identificados no decorrer das investigações.
A Polícia Federal afirmou que continuará as investigações para identificar outras pessoas envolvidas no esquema e verificar o número total de contas impactadas.
