O furacão Melissa, de categoria 5, devastou o oeste da Jamaica, inundando a comunidade de New River. Moradores realizam uma operação de limpeza em meio a carcaças de animais arrastadas pelas enchentes. Ao todo, 19 pessoas morreram no país na última terça-feira (28/10).
Melissa
- O fenômeno chegou a passar pelo norte do Caribe, após deixar um rastro de destruição na Jamaica, em Cuba e no Haiti, resultando na morte de pelo menos 50 pessoas.
- O furacão é considerado o mais forte a atingir o país nos últimos anos.
- As mortes aconteceram em decorrência do fenômeno climático, que provocou ventos destrutivos, marés de tempestade e inundações catastróficas. O furacão foi considerado o mais poderoso a atingir terra firme em 90 anos.
Segundo o The New York Times, as autoridades jamaicanas vão mobilizar todos os recursos disponíveis para ajudar o país na recuperação do considerado “inimaginável”, afirmou a ministra da Informação, Dana Morris Dixon, em coletiva de imprensa.
Em New River, cidade que enfrenta falta de energia elétrica desde a passagem do furacão, moradores relataram nesta sexta-feira (31/10) que acreditavam que o pior já havia passado. No entanto, a água começou a se infiltrar nas casas há dois dias e voltou a subir na sexta.
Leia também
-
Melissa: países socorrem Caribe, devastado por pior furacão em 90 anos
-
Furacão Melissa: sobe para 44 o número de mortos no Caribe
-
Furacão Melissa mata pelo menos 29 pessoas e avança rumo às Bermudas
-
Furacão Melissa: França enviará ajuda humanitária à Jamaica
Outra cidade, Black River, também passa por momentos de desespero, com moradores buscando comida e água em meio à lama e à infraestrutura destruída.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) informou que o furacão “está em vigor para as Bermudas, onde as condições começarão a se deteriorar rapidamente no fim da tarde e durante a noite” de sexta, mas destacou que “não é mais um ciclone tropical”.
Autoridades da França e dos Estados Unidos anunciaram que vão enviar ajuda humanitária ao país.
