Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13/11), 67% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não deveria se candidatar à Presidência em 2026. Para esse grupo, o ideal seria que o ex-chefe do Executivo apoiasse outro candidato nas próximas eleições.
Por outro lado, 26% dos entrevistados defendem que o ex-presidente dispute novamente o cargo, enquanto 7% não souberam ou não quiseram responder.
Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou Jair Bolsonaro inelegível até 2030 por abuso de poder político e econômico. Já em setembro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado.
Leia também
-
Bolsonaro pede ao STF para receber Castro em “encontro específico”
-
Botar Bolsonaro em presídio é “plano midiático da esquerda”, diz Zema
-
Papudinha, onde Bolsonaro pode ficar preso, passa por reforma. Veja fotos
-
Eduardo Bolsonaro pôs “interesse pessoal acima do país”, diz Zema
O levantamento também mostrou que 59% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria tentar a reeleição no próximo ano.
O número teve aumento em relação a outubro, quando 56% afirmavam o mesmo. Em contrapartida, a porcentagem daqueles que apoiam a reeleição caiu de 42% para 38% no mesmo período.
O levantamento ainda avaliou qual seria o melhor resultado da eleição presidencial para o Brasil, de acordo com a opinião pública. Confira os resultados:
- Um nome que não seja ligado a Lula nem a Bolsonaro: 24%
- Lula ser reeleito: 23%
- Alguém de fora da política: 17%
- Bolsonaro tornar-se elegível e vencer: 15%
- Um nome apoiado por Bolsonaro: 11%
- Candidato apoiado por Lula: 5%
Segundo o levantamento, 5% dos entrevistados não responderam ou não sabem.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de novembro, com 2.004 entrevistados de 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%.
