A TV Globo se manifestou oficialmente nessa quarta-feira (5/11) após vir à tona a denúncia feita por Taís Araújo ao setor de compliance da emissora contra a autora Manuela Dias.
O episódio ocorreu durante a exibição do remake de Vale Tudo, que encerrou sua exibição no fim de outubro.
Leia também
-
Atitude de Alice Wegmann após denúncia de Taís Araújo viraliza
-
Taís Araújo denuncia Manuela Dias ao compliance da Globo após briga
-
Como elenco de Vale Tudo reagiu à treta de Taís Araújo x Manuela Dias
-
“Negro e branco é tudo igual”, diz Sated sobre denúncias de Taís Araújo
O que disse a Globo
Em nota enviada à Folha de S.Paulo, a Globo afirmou ter orgulho da produção e reforçou o compromisso com a diversidade em suas obras.
“A Globo tem muito orgulho do remake de Vale Tudo, exibido recentemente. A novela já entrou para a história da dramaturgia brasileira e é um exemplo bem-sucedido de atualização de uma grande obra do passado. Vale Tudo reforça também o compromisso de toda a Globo com a diversidade”.
Entenda a polêmica
De acordo com o jornal, Taís procurou Manuela em agosto para demonstrar insatisfação com os rumos de sua personagem Raquel.
A atriz relatou que vinha sendo cobrada por integrantes de movimentos negros em razão de sua protagonista estar associada a estereótipos ligados à pobreza e sofrimento de pessoas pretas. A conversa, porém, teria se tornado tensa após a autora discordar das críticas.
Taís Araújo, de Vale Tudo
Reprodução/Instagram
Tais Araújo e Manuela Dias brigam no Compliance da Globo
Globo
Manuela Dias e Taís Araújo viveram conflito nos bastidores de Vale Tudo
Globo
Taís Araújo chora ao vivo durante o Mais Você ao lado de Ana Maria Braga
Reprodução/TV Globo
A atriz Taís Araújo
Reprodução/Internet.
Manuela Dias e Taís Araújo.
Reprodução/Internet.
Taís Araújo
Reprodução/Instagram @taisdeverdade
Denúncia ao compliance
Após o desentendimento, Taís apresentou uma queixa ao compliance da Globo, motivada pelo incômodo com o direcionamento da personagem. Segundo a publicação, o objetivo da atriz era incentivar reflexões sobre a representação de pessoas negras nas novelas da emissora.
Ainda conforme a Folha, Taís também teria apontado uma redução no protagonismo de sua personagem na trama. Pouco depois, ela deu entrevista à revista Quem, onde comentou seu incômodo com o desenvolvimento da história. A declaração teria desagradado Manuela, que recorreu ao setor interno da Globo alegando que Taís descumpriu o código de conduta da empresa.
Desde então, as duas não teriam retomado contato. Fontes próximas à atriz relataram à Folha de S.Paulo que ela não guarda mágoa da autora e que sua intenção foi ampliar o debate sobre a representação de pessoas negras na teledramaturgia da emissora.
