MAIS

    Gol identifica acesso não autorizado a sistema da Smiles

    Por

    A Gol, uma das três principais companhias aéreas do Brasil, informou nesta terça-feira (18/11) que identificou um acesso não autorizado a um sistema terceirizado usado pela operadora de benefícios e milhas aéreas Smiles – o programa de fidelidade da empresa.

    Segundo a Gol, até o momento as evidências da investigação interna sobre o caso apontam que apenas 0,04% da base total de clientes da Smiles teria sido afetada.

    A companhia aérea informou ainda que não houve comprometimento de senhas ou de dados de cartão de crédito e informações de reserva. Também não foi identificado acesso indevido a contas da Smiles.

    “A companhia adotou prontamente as medidas de segurança aplicáveis e está realizando preventivamente as comunicações aos usuários e às autoridades competentes”, afirmou a Gol, em comunicado.

    Leia também

    Entenda

    Segundo a companhia aérea, as informações pessoais que podem ter sido acessadas incluem dados de identificação pessoal e de contato, além de cópias de documentos como RG e CPF.

    A empresa afirma ainda que os dados não foram divulgados na internet nem repassados a terceiros. “As milhas estão seguras e sem alterações indevidas”, diz a companhia.

    Uma investigação técnico-forense está em curso, conduzida por especialistas independentes.

    A Gol reportou o ocorrido à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Os clientes atingidos estão sendo avisados por e-mail.