Quem tem cachorros em casa sabe que eles também são cheios de personalidade e até manias. Com a convivência, os pets podem desenvolver hábitos peculiares e engraçados. É o caso desta golden retriever, que só sai de casa a noite com uma condição.
Leia também
-
Saiba por que o cachorro tem mania de “seguir” o tutor no banheiro
-
Saiba por que os cachorros têm mania de cheirar virilhas e traseiros
-
Seu cachorro sempre pede comida à mesa? Aprenda como reduzir o hábito
-
Lambidas nas patas: hábito pode indicar problemas na saúde do cachorro
A tutora compartilhou um vídeo no TikTok e explicou que a peluda só passeia se estiver acompanhada de seu bicho de pelúcia “de estimação”. A publicação tem quase 600 mil visualizações e mais de 135 mil curtidas.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
As imagens mostram a cadelinha parada em uma calçada de Nova York (EUA) segurando um carneirinho de pelúcia na boca. Depois, a pet caminha até a tutora e fica abanando o rabo.
Explicação
Com a repercussão, vários internautas admiraram o ritual noturno da golden retriever e compartilharam relatos. Uma internauta comentou: “Quando meu cachorro era um filhote, nós demos o mesmo carneiro para ele, mas ele destruiu tudo. Eu acho que os goldens amam seus carneiros.”
“Meu cachorro adorava seu carneiro, tanto que engoliu. Tiveram que removê-lo cirurgicamente de seu estômago”, contou outra pessoa.
O comportamento dos cachorros de carregar coisas na boca tem uma explicação. Os animais que são criados para caça ou busca podem desenvolver esse instinto de segurar objetos dessa forma.
Para os pets, esses itens também podem representar conforto e segurança, como parece ser o caso da golden retriever. Esse comportamento pode ser observado em crianças, que costumam ter cobertinhas ou brinquedos de conforto emocional.
No caso dessa raça, que são cachorros de temperamento dócil e com instinto de busca, ter apego com um brinquedo pode significar as duas coisas. É comum para tutores observar que os cães costumam escolher um objeto de apoio.
Discussão importante
Apesar de ter chamado atenção pela fofura da cadela e sua mania, o vídeo também levantou uma discussão importante nos comentários. Isso porque os usuários notaram que o pet estava sem coleira e sem guia na rua.
Uma internauta comentou que a tutora era corajosa por deixá-la solta durante o passeio. Outro comentou: “Deus me livre que o cachorro se assuste e corra para a rua, ou outro não tão amigável se aproxime. Por favor, mantenha este bebê seguro!”.
Depois disso, a mulher postou outro vídeo mostrando a pet passeando com seu carneiro, mas desta vez também acompanhada de guia e coleira. “Uma diva merece correr livre como seu espirito”, brincou uma mulher nos comentários.
No Brasil, o uso de coleira e guia é obrigatório e previsto por lei. A responsabilidade do uso durante passeios é por parte de quem tem a posse do cachorro. No entanto, a obrigatoriedade pode variar por município ou estado.
A regra geral tem o objetivo de garantir a segurança tanto do animal, quanto das pessoas nos espaços públicos. Em alguns locais, a focinheira também é obrigatória para raças consideradas de maior porte ou risco, como pit bull e tottweiler.
