O serviço Google Maps no Marrocos removeu as linhas pontilhadas que representavam a divisa do país com o Saara Ocidental, neste sábado (1º/11). A ação ocorre um dia após a votação das Nações Unidas pela autonomia do Marrocos sobre a região.
O Conselho de Segurança da ONU apoiou, nessa sexta-feira (31/10) um plano marroquino para o Saara Ocidental, um território disputado que tem provocado décadas de conflito com movimento de independência saarauí, a Frente Polisário, que conta com o apoio da Argélia. A região é rica em minerais.
Leia também
-
Estados Unidos apoiam soberania do Marrocos sobre o Saara Ocidental
-
Google Maps já adota termos “Golfo da América” e “Golfo do México”
-
Mistério on-line: mensagens de “socorro” viralizam no Google Maps
-
Turista cai em canal de Veneza ao seguir rota do Google Maps
A resolução das Nações Unidas foi patrocinada pelos Estados Unidos e aprovada com 11 votos a favor. Rússia, China e Paquistão se abstiveram e a Argélia não votou. “Os Estados Unidos congratulam-se com as votações históricas de hoje, que aproveitam este momento único e aproveitam o impulso para uma paz há muito esperada no Saara Ocidental”, disse Mike Waltz, embaixador dos EUA na ONU.
A remoção da fronteira no mapa do Google parece afetar apenas a versão marroquina do aplicativo. Até o momento, a empresa não se manifestou sobre a alteração.
