Portal Estado do Acre Notícias

Governador da Califórnia ataca tarifaço de Trump: “Tarifas Bolsonaro”

governador-da-california-ataca-tarifaco-de-trump:-“tarifas-bolsonaro”

Governador da Califórnia ataca tarifaço de Trump: “Tarifas Bolsonaro”

Belém — Durante participação na COP30, em Belém (PA), nesta terça-feira (11/11), o governador da Califórnia, Gavin Newsom, fez duras críticas às tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil sob o governo de Donald Trump, chamando-as de “tarifas Bolsonaro”.

O democrata classificou as medidas como “uma piada” e “uma abominação”, afirmando que elas elevam os custos de produtos nos EUA e afetam negativamente as relações bilaterais.

“As tarifas contra o Brasil são uma piada, uma abominação. Quero dizer, as ‘tarifas Bolsonaro’, vamos estabelecer o que elas são, de fato. Queremos negociar o excedente com vocês. É um absurdo. São tarifas ilegais. Estão na Suprema Corte dos EUA agora”, afirmou Newsom.

Trump, tarifas e o Brasil

O governador lembrou que a Califórnia foi um dos primeiros estados americanos a processar o governo federal por causa das taxas, classificando-as como injustas e prejudiciais ao comércio.

Newsom também criticou o impacto interno das medidas no mercado americano. “Está aumentando o custo dos produtos no meu país. As pessoas nos EUA estão furiosas com essas tarifas, e podemos imaginar como vocês também estão se sentindo aqui no Brasil”, disse.

Leia também

Encontro com Lula

Questionado sobre a possibilidade de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o evento, o governador respondeu de forma cautelosa.

“O caminho que as coisas estão indo nos últimos dias, quem sabe. Mas sou muito grato por estar aqui no Brasil. Essa é a minha primeira vez, e foi uma oportunidade extraordinária estar com o governador Helder Barbalho”, afirmou.

Sair da versão mobile