Portal Estado do Acre Notícias

Groove especial: porque as linhas de baixo de Bi Ribeiro são icônicas

groove-especial:-porque-as-linhas-de-baixo-de-bi-ribeiro-sao-iconicas

Groove especial: porque as linhas de baixo de Bi Ribeiro são icônicas

A seção rítmica de Os Paralamas do Sucesso, formada por Bi Ribeiro no baixo e João Barone na bateria, é descrita como “entrosadíssima” e fundamental para o “molho todo particular” da banda. O baixista Bi Ribeiro é, de fato, um dos maiores responsáveis por definir o groove do instrumento no cenário musical brasileiro.

Seu estilo único consegue fundir o peso do rock com a cadência do reggae, o suingue do ska, e referências da música caribenha e africana. Bi revelou que suas maiores inspirações incluem o blues rock do Led Zeppelin (John Paul Jones) e, principalmente, o jamaicano Robbie Shakespeare, que ele considera o maior baixista do mundo.

Compre seu ingresso

Mantendo sempre uma simplicidade na execução, Bi Ribeiro conseguiu que suas linhas de baixo assumissem o protagonismo em diversos hits da banda.

No setlist que o trio levará para Brasília no Festival Estilo Brasil em 21 de novembro, faixas com linhas de baixo emblemáticas, como “Meu Erro” e “Romance Ideal” (ambas de O Passo do Lui, 1984), são quase certas. No disco O Passo do Lui, o baixo e a bateria de Bi e Barone apareciam “na cara do ouvinte”, chacoalhando-o.

Outras composições onde o baixo de Bi Ribeiro se destaca, firmando sua identidade icônica, incluem “Ska”, “Me Liga” (também de 1984), e “O Beco”, de 1988, esta última frequentemente citada como a melhor linha de baixo de Bi. Sua levada também é crucial em canções com forte cunho social, como “Teerã” (1986).

Comemorando quatro décadas de talento ininterrupto, Os Paralamas do Sucesso continuam a comprovar a importância da “cozinha” da banda em cada show. A habilidade de Bi Ribeiro é tão fundamental que, em “A Novidade” (1986), por exemplo, sua linha de baixo é notada mesmo sob a batucada de Barone.

O Festival Estilo Brasil, com a presença de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, celebra esse legado. O Festival Estilo Brasil conta com o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio dos cartões BB Visa, Banco do Brasil e Governo Federal, e a realização do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.

Compre seu ingresso

Programação:

Paralamas do Sucesso & Dado Villa Lobos
Turnê: Celebrando 40 anos de Clássicos
21 de novembro

Caetano Veloso
11 de dezembro

Festival Estilo Brasil

Local: Ulysses Centro de Convenções
Ingressos: Bilheteria Digital

 

Sair da versão mobile