Após novo deslizamento no Aterro Ouro Verde, em Padre Bernardo (GO), no Entorno do Distrito Federal, nessa quarta-feira (12/11), fazendeiros próximos ao local fizeram um registro de como ficou o local depois do desabamento. A estimativa é que três mil toneladas de lixo tenham deslizado.
Veja o vídeo:
Segundo uma moradora próxima do aterro, que pediu para não ser identificada, a comunidade ainda teme por novos desabamentos.
“Quando chover [forte] vai cair tudo. Vai ser uma ‘bagaçeira’. E o que vai segurar isso aí? Vão por concreto para segurar? Não vai [adiantar] e vai descer tudo”, completou.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO), o deslizamento foi comunicado pelos proprietários do aterro.
A pilha de lixo é a mesma em que houve o primeiro desabamento, no dia 18 de junho de 2025. De acordo com a pasta, este maciço antigo tem cerca de 250 mil toneladas de lixo.
Ainda segundo a secretaria, os resíduos não atingiram o córrego Santa Bárbara, diferentemente do outro desabamento que resultou na queda de 42 mil toneladas de lixo, que já foram retiradas pela empresa administradora.
Pela avaliação preliminar da pasta, este novo deslizamento pode ter sido causado pelas chuvas que caíram na região. As águas podem ter provocado instabilidade no maciço.
