Portal Estado do Acre Notícias

Imagens mostram momento em que manifestantes invadem o espaço da COP30

imagens-mostram-momento-em-que-manifestantes-invadem-o-espaco-da-cop30

Imagens mostram momento em que manifestantes invadem o espaço da COP30

Belém – Imagens de manifestantes mostram o momento exato em que indígenas romperam as portas da Blue Zone da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). Eles faziam parte de uma manifestação realizada na noite desta terça-feira (11/11) e foram contidos por seguranças da ONU.



A imagem mostra o momento em que a primeira porta cai. Em seguida, uma multidão segue e derruba outras portas, ocupando a área de credenciamento e detectores de metal. Integrantes do Departamento de Segurança da ONU (UNDSS) correm e impedem o avanço. Pelo menos um segurança ficou ferido, sendo visto sangrando e ajudado por colegas, que o colocaram numa cadeira de rodas.

Os manifestantes conseguiram chegar a cerca de 20 metros dos pavilhões da Blue Zone. Trata-se de uma área restrita, por onde costumam circular autoridades. Ministros de Estado, diplomatas e negociadores transitam pelos stands dos seus países. Procurada, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC) não se manifestou até o momento.

Os indígenas participavam de uma manifestação organizada pela Marcha Global Saúde e Clima, com cerca de 3 mil pessoas participantes. Eles saíram da av. Duque de Caxias, na área central de Belém, até a sede da COP 30, em um percurso de 1,5 km. A entidade diz que cumpriu “acordos previamente firmados com a organização da COP30”.

Leia também

“O grupo que se dirigiu à Zona Azul após o fim da marcha não fazia parte da organização ou da articulação oficial do ato, tendo participado de forma independente”, afirmou a organização, em nota. Eles citam que o objetivo foi “chamar atenção para os impactos das mudanças climáticas na saúde pública e para a necessidade urgente de políticas que protejam tanto as pessoas quanto o planeta”.

A confusão

O integrante da equipe de segurança que ficou ferido foi atendido por colegas, sendo levado de cadeira de rodas pelo corredor da Blue Zone. Depois de expulsar os manifestantes, a polícia usou mesas de madeira para montar barricadas nas portas, segundo relatos de pessoas que acompanharam a confusão de perto.

A equipe de isolou a entrada principal da Blue Zone com dois cordões humanos e retirou todas as pessoas que estavam lá. A segurança na área da Blue Zone da COP é feita por agentes contratados pela ONU, que pediram reforços a agentes estaduais e bombeiros civis.

Sair da versão mobile