Portal Estado do Acre Notícias

Irã interrompe enriquecimento de urânio após guerra com Israel

ira-interrompe-enriquecimento-de-uranio-apos-guerra-com-israel

Irã interrompe enriquecimento de urânio após guerra com Israel

O Irã interrompeu o enriquecimento de urânio no país, após a guerra de 12 dias com Israel, que culminou no bombardeio de instalações nucleares iranianas. A informação foi divulgada neste domingo (16/11) pelo chanceler Abbas Araghchi, segundo a mídia estatal de Teerã.

“Não há enriquecimento [de urânio] neste momento porque nossas instalações foram atacadas”, declarou o ministro das Relações Exteriores do Irã durante evento em Teerã.

Em julho, o programa nuclear iraniano se tornou o epicentro da tensão com Israel, que culminou na guerra de 12 dias entre os dois países. À época, instalações nucleares do Irã foram alvos de ataques não só de forças israelenses, como também dos Estados Unidos.

Leia também

Apesar dos danos em centros de enriquecimento de urânio do país, o chanceler iraniano voltou a falar sobre o direito do Irã de usar energia nuclear para fins civis.

“O direito do Irã ao enriquecimento, ao uso pacífico da tecnologia nuclear, incluindo o enriquecimento, é inegável. Temos esse direito, e continuamos a exercê-lo, e esperamos que a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, reconheça nossos direitos e entenda que este é um direito inalienável do Irã, e que nunca abriremos mão deles”, afirmou.

Sair da versão mobile