Nesta quinta-feira (13/11), a seleção iraquiana entra em campo contra os Emirados Árabes Unidos pela repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo. A última vez que o Iraque esteve na Copa do Mundo foi em 1986, há quase 40 anos. Enfim, o país pode virar mais uma página na história, de um caos causado por seguidas guerras a felicidade do povo por conquistas dentro do campo de futebol.
As duas equipes se enfrentam em dois jogos. Além do encontro desta quinta-feira, os dois voltam a medir forças na próxima terça-feira (18/11).
Ismael Adnan/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Ismael Adnan/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Chung Sung-Jun/Getty Images
Após décadas de guerras, a situação no país em relação a atritos geopolíticos parece ter se estabilizado. Desde 1990, a região do Iraque ficou lembrada pelo cenário conflituoso, com a invasão ao Kuwait. Em 2003, iniciou-se a Guerra ao Terror, movimento em tentativa de combate ao terrorismo, liderado pelos Estado Unidos e que durou até 2011.
Foi apenas quando as tropas foram ordenadas por Barack Obama a se retirarem do país, que a situação começou a se estabilizar. Apesar de que, o combate interno contra grupos terroristas, principalmente o Estado Islâmico, ainda perdurou por alguns anos. O Iraque não é mais o foco de guerras no Oriente Médio e pode ser mais um representante da região no Mundial.
Na segunda fase das Eliminatórias, o Iraque terminou invicto, em primeiro lugar do Grupo F. Com seis vitórias e 100% de aproveitamento. No entanto, na etapa seguinte, os adversários de chave eram fortes e os iraquianos ficaram em 3º. O líder e vice foram Coreia do Sul e Jordânia, respectivamente.
Na quarta fase, o infortuno se repetiu. Era a última chance da seleção do Iraque tentar uma vaga direta para a Copa. No entanto, a Arábia Saudita conquistou o topo da chave.
Oito seleções asiáticas já estão garantidas na Copa do Mundo. São elas: Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Japão, Austrália, Catar, Arábia Saudita. Para se juntar a elas, o Iraque precisa vencer na soma dos placares das duas partidas diante dos Emirados Árabes Unidos.
Leia também
-
Messi projeta participação na Copa do Mundo em 2026; confira
-
Saiba como foi o treino da Seleção Brasileira para enfrentar Senegal
-
Seleção espanhola corta Yamal e relata problema com Barcelona
Possível ida à Copa do Mundo
Na única participação do Iraque no torneio mundial, a campanha deixou a desejar. Caso a equipe vá à Copa, a tarefa de tentar superar o desempenho anterior não parece tão difícil. Isto porque, em 1986, o time perdeu todas as partidas e foi embora do México ao fim da fase de grupos. Acima na chave ficaram México, Paraguai e Bélgica.
Após o debute no torneio, a chance era tentar de novo na edição seguinte. No entanto, a Copa subsequente àquela aconteceu em 1990. Coincidentemente, foi neste ano que Saddam Hussein liderou as tropas para tomar conta do território do Kuwait.
O futebol deixou de ser foco, com conflitos que se instalariam durante quase duas décadas. Mas, agora, o clima é outro. O Iraque quer se distanciar do cenário de guerras e um sucesso futebolístico pode ser capaz de renovar estes ares.
