Um ataque aéreo de Israel no subúrbio de Beirute, capital do Líbano, neste domingo (23/11), matou o chefe de operações militares do Hezbollah, Haytham Ali Tabatabai.
Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que Tabatabai foi morto em um ataque conduzido por drones. O comandante liderava a Força Radwan e era responsável pelas operações do Hezbollah na Síria.
Ao todo, cinco pessoas morreram e outras 28 ficaram feridas no ataque, que destruiu dois andares de um edifício no bairro de Dahiyeh, no sul da capital libanesa.
O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, no início de novembro, também atacou o sul de Beirute, mirando unidades responsáveis por reconstruir a capacidade bélica da organização, que recebe apoio do Irã.
Israel já havia tentado matar Tabatabai em outras duas ocasiões, mas o líder militar do Hezbollah não havia sido neutralizado até então.
ELIMINATED: Haytham Ali Tabatabai, Hezbollah’s Chief of General Staff, in the Beirut area.
Tabatabai, a veteran operative since the 1980s, commanded the Radwan Force, led Hezbollah operations in Syria, and entrenched its operational and combat capabilities.
During the war… pic.twitter.com/mCllkJOole
— Israel Defense Forces (@IDF) November 23, 2025

ELIMINATED: Haytham Ali Tabatabai, Hezbollah’s Chief of General Staff, in the Beirut area.