Pennywise está mais uma vez nas telas, desta vez na série da HBO It: Bem-Vindos a Derry. A produção adapta o livro de Stephen King, que deu origem à história e expande a visão aterrorizante apresentada por Andy Muschietti nos dois filmes da franquia: It: A Coisa (2017) e It: Capítulo Dois (2019).
O vilão, visto pela primeira vez na literatura, conquistou uma legião de fãs pelo mundo e se tornou uma das figuras mais marcantes já criada por King.
Chamado de A Coisa pelos membros do Clube dos Perdedores — ou Clube dos Otários —, Pennywise é um alienígena que vive aterrorizando as pessoas nos locais mais sombrios de Derry, cidade fictícia localizada no Maine.
A criatura ressurge a cada 27 anos do sono de hibernação para se alimentar. Ele se alimenta do medo, principalmente das crianças. No livro, ele aparece duas vezes: primeiro em 1957 e depois 1984 — quando acaba destruído pelo Clube dos Otários, já adultos.



It: Bem-Vindos a Derry
Reprodução/HBO
It: Bem-Vindos a Derry
Reprodução/HBO
It: Bem-Vindos a Derry
Reprodução/HBO
Afinal, qual é a origem de Pennywise?
Pennywise faz parte do vasto universo criado por Stephen King e tem sua origem profundamente enraizada no horror cósmico. A criatura é uma entidade extradimensional e alienígena conhecida como A Coisa, cuja existência antecede o tempo e o próprio universo.
A verdadeira natureza do Palhaço Dançarino remete ao Macroverso, um vácuo caótico e primordial onde seres cósmicos surgiram antes da criação de tudo o que conhecemos.
Leia também
-
Retorno de Beleza Fatal tem data anunciada pela HBO Max
-
HBO toma decisão sobre A Casa do Dragão antes de nova temporada
-
Warner Bros. Discovery, dona de HBO e CNN, diz que pode ser vendida
-
HBO Max prepara série sobre roubo da coleção de arte de Jean Boghici
It chegou à Terra há bilhões de anos atrás, durante um evento parecido com a queda de um asteroide, aterrissando na região que, milhões de anos depois, se tornaria a cidade de Derry.
Segundo os filmes, os primeiros a encontrá-lo foram nativos americanos. Já no livro de Stephen King, a criatura chegou muito antes de qualquer forma de vida humana e permaneceu hibernando até despertar em 1715, iniciando seu ciclo de violência que se repete a cada 27 anos.
Embora Pennywise seja a forma mais icônica, escolhida por atrair e intimidar crianças, A Coisa pode assumir qualquer aparência. Em seus domínios subterrâneos sob Derry, por exemplo, ele manifesta uma forma semelhante a uma aranha gigante. Ainda assim, sua verdadeira aparência permanece desconhecida.

Adaptação do livro
Pennywise foi levado às telas pela primeira vez em 1990, no telefilme It: Uma Obra-Prima do Medo. Na adaptação, o Palhaço Dançarino foi interpretado por Tim Curry, conhecido também por The Rocky Horror Picture Show.
A história voltou aos cinemas em 2017, sob a direção de Andy Muschietti, com o lançamento de It: A Coisa. O sucesso do longa rendeu uma continuação em 2019, It: Capítulo Dois, que acompanha o retorno dos membros do Clube dos Perdedores 27 anos após os acontecimentos do primeiro filme.
A adaptação mais recente ocorre na série It: Bem-Vindos a Derry. Os episódios são lançados semanalmente, todos os domingos, pela HBO. No sexto episódio, que estreia hoje (30/11), crianças e adultos irão lidar com as consequências do encontro com o palhaço nos esgotos.
Com visões cada vez mais perturbadoras, Dick descobrirá o papel da Black Spot nos planos de Charlotte. Enquanto isso, Will enfrentará a desaprovação dos pais por ter se colocado em uma situação perigosa. Quem interpreta Pennywise na série é Bill Skarsgård, que tambem deu vida à30 criatura nos dois últimos filmes de It.



Clube dos Perdedores em It: A Coisa (2017)
Reprodução/Brooke Palmer
Bill Skarsgård como Pennywise em It: A Coisa
Reprodução/Brooke Palmer
Clube dos Perdedores já adultos, em It: Capítulo Dois (2019)
Reprodução/Brooke Palmer


