MAIS

    Itália revive temor na repescagem da Copa e pode reencontrar algozes

    Por

    A Itália vai novamente disputar a repescagem europeia vivendo um déjà vu que assombra qualquer torcedor azzurro. Pela terceira Eliminatória seguida, a tetracampeã mundial não conseguiu a classificação direta para a Copa do Mundo e agora aguarda o sorteio desta quinta-feira (20/11) para conhecer o adversário da semifinal e o clima é de tensão.

    Leia também

    Isso porque o destino pode colocar no caminho italiano justamente os maiores carrascos recentes da seleção: Suécia e Macedônia do Norte.

    Os suecos eliminaram a Itália na repescagem rumo à Copa de 2018.  Já os macedônios protagonizaram um dos maiores choques da história recente do futebol europeu ao derrubarem a Azzurra na semifinal da repescagem para a Copa de 2022.

    Há também outra lembrança amarga: a Irlanda do Norte, que deixou a Itália fora do Mundial de 1958, além da Romênia, que completa o Pote 4, grupo do qual sairá o rival dos italianos.

    6 imagensA Itália venceu a Moldávia por 2 x 0 pelas Eliminatórias da Copa do MundoFechar modal.1 de 6

    Image Photo Agency/Getty Images2 de 6

    Claudio Villa – FIGC/FIGC via Getty Images3 de 6

    A Itália venceu a Moldávia por 2 x 0 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

    Sportinfoto/DeFodi Images/DeFodi via Getty Images4 de 6

    Andrea Staccioli/Insidefoto/LightRocket via Getty Images5 de 6

    Grzegorz Wajda/SOPA Images/LightRocket via Getty Images6 de 6

    Image Photo Agency/Getty Images

    A repescagem terá 16 seleções divididas em quatro caminhos, cada um com semifinais e final. A Itália está no Pote 1, ao lado de Dinamarca, Turquia e Ucrânia, e será mandante na semifinal. O adversário obrigatoriamente virá do Pote 4: Suécia, Macedônia do Norte, Romênia ou Irlanda do Norte.

    As semifinais serão disputadas em jogo único no dia 26 de março. Quem avançar decide a vaga no dia 31 de março, também em um único duelo.

    Nos outros potes, seleções como Polônia, País de Gales, Eslováquia e República Tcheca integram o Pote 2 e jogarão a semifinal em casa. Elas enfrentarão países do Pote 3: Albânia, Irlanda, Kosovo e Bósnia e Herzegovina.

    A imprensa italiana já fala em “nova humilhação” após a goleada sofrida diante da Noruega e teme que o roteiro dos últimos anos se repita. A Itália, que não disputa uma Copa desde 2014, vive agora mais um capítulo de tensão, desgaste e incerteza e sabe que qualquer erro pode custar mais um Mundial.

    Como vai funcionar

    O sorteio da repescagem europeia será nesta quinta-feira (20/11). As equipes serão distribuídas nas semifinais, nesta ordem:

    Semi 1: Pote 1 x Pote 4
    Semi 2: Pote 2 x Pote 3

    Semi 3: Pote 1 x Pote 4
    Semi 4: Pote 2 x Pote 3

    Semi 5: Pote 1 x Pote 4
    Semi 6: Pote 2 x Pote 3

    Semi 7: Pote 1 x Pote 4
    Semi 8: Pote 2 x Pote 3

    Os vencedores das quatro chaves se classificam para a Copa do Mundo. Todos os jogos terão prorrogação e pênaltis se necessário.