O diretor Kleber Mendonça Filho usou as redes sociais para lamentar a morte do ator alemão Udo Kier, aos 81 anos, neste domingo (24/11). Os dois trabalharam juntos em filmes como Bacurau (2019) e O Agente Secreto (2025).
Leia também
-
Morre, aos 81 anos, Udo Kier, ator de “Bacurau” e “O Agente Secreto’”
-
Quem era Udo Kier, ator de Bacurau que morreu aos 81 anos
-
O Agente Secreto faz referência ao menino Miguel Otávio; relembre caso
-
O Agente Secreto tem melhor estreia entre filmes nacionais em 2025
Elogiou o ator
Em seu perfil no X, antigo Twitter, o diretor publicou fotos ao lado de Udo e elogiou a alegria de viver o ator. “Udo Kier, para sempre na memória. Não existirá jamais outra pessoa e artista como Udo Kier. Que senso de humor, que bom gosto, que alegria de viver”, começou Kleber Mendonça Filho.
“Há uma alegria verdadeira em admirar a vida longa e cheia de imagens e pessoas que Udo teve. Que sorte a nossa. Um enorme abraço para seu companheiro. A imagem final de Udo em O Agente Secreto é a maior expressão de como me sinto hoje”, encerrou o diretor.
4 imagens

Fechar modal.
1 de 4
O diretor Kleber Mendonça Filho se manifestou após a morte do ator alemão Udo Kier
2 de 4
O diretor Kleber Mendonça Filho se manifestou após a morte do ator alemão Udo Kier
Reprodução/X
3 de 4
O diretor Kleber Mendonça Filho se manifestou após a morte do ator alemão Udo Kier
Reprodução/X
4 de 4
Udo Kier
Reprodução/Bacurau
Carreira
O ator Udo Kier morreu neste domingo (23/11). A informação foi confirmada por seu marido, o artista Delbert McBride. A causa da morte não foi divulgada. Ao longo da carreira de mais de cinco décadas, o artista alemão acumulou mais de 200 trabalhos no cinema internacional e na televisão.
No Brasil, ele ficou amplamente conhecido por interpretar Michael em Bacurau (2019), dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. No filme, ele é o chefe de um grupo de estrangeiros armados que invade um vilarejo nordestino.
Nascido em outubro de 1944, em Colônia, na Alemanha, Kier começou a atuar ainda nos anos 1960. Trabalhou com diversos diretores europeus e participou de filmes de terror, ação e drama. Entre seus títulos mais conhecidos estão Conde Drácula (1974), Dragonetti – Blade (1998), Hans, o Arquiteto Nazista (2019) e o mais recente O Agente Secreto (2025).
Udo também marcou época ao protagonizar ao lado de Madonna o videoclipe de Deeper And Deeper, do disco Erotica, de 1992.
