Leia também
-
A condição de Tarcísio para disputar a Presidência
-
Presidente de estatal cai após prints contra Lula e fotos com Michelle
-
Eduardo Bolsonaro pôs “interesse pessoal acima do país”, diz Zema
-
O que Lula está disposto a ceder nas negociações com Trump
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, deverá anunciar um novo pacote de investimentos contra facções criminosas. Segundo apurou a coluna, o plano passa pelo remanejamento de verbas internas do ministério, o que já começou a ser feito.
Fontes ligadas à pasta estimam um investimento inicial em torno de centenas de milhões de reais. A ofensiva fará parte de um plano que buscará reunir a Polícia Federal e polícias civis estaduais em ações conjuntas voltadas a combater a expansão territorial de milicianos e narcotraficantes.
Barricadas foram colocadas pelos criminosos
Fabiano Rocha / Agência O Globo
Quatro policiais morreram
Fabiano Rocha / Agência O Globo
Megaoperação no Rio de Janeiro
Fabiano Rocha / Agência O Globo
A iniciativa prevê o uso de tecnologia de rastreamento, compartilhamento de dados de inteligência entre estados e a integração de investigações financeiras para atingir a base econômica das facções. O plano também envolve reforço de presença federal em regiões de fronteira e áreas estratégicas de rota do narcotráfico.
A expectativa é que o governo anuncie o investimento nas próximas semanas. A iniciativa é vista como uma tentativa do ministro Ricardo Lewandowski de consolidar uma marca própria à frente do ministério — e de tentar tirar da direita a primazia da pauta da segurança pública.
