Portal Estado do Acre Notícias

“Lição de democracia”, diz Lula sobre prisão de Bolsonaro e aliados

“licao-de-democracia”,-diz-lula-sobre-prisao-de-bolsonaro-e-aliados

“Lição de democracia”, diz Lula sobre prisão de Bolsonaro e aliados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (26/11), que a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de aliados para o cumprimento de penas após condenações por envolvimento na trama golpista representa uma “lição de democracia”.

Durante a sanção da lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$5.000, o petista disse estar “feliz” porque o Brasil “mostrou que está maduro para exercer a democracia na sua mais alta plenitude”.

“Ontem [terça, 25/11], esse país deu um passo importante. Não sei se todo mundo pensa como eu penso. Esse país ontem deu uma lição de democracia ao mundo (…) Eu estou feliz. Eu estou feliz não pela prisão de ninguém. Estou feliz porque esse país mostrou que está maduro para exercer a democracia na sua mais alta plenitude”, disse Lula.

Na terça-feira (25/11), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que os generais e ex-ministros de Bolsonaro, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira fossem presos para o cumprimento das penas. O mesmo se deu para o ex-chefe da Marinha, Almir Garnier, e para Anderson Torres, ex-ministro da Justiça.

Bolsonaro já havia sido preso no sábado após tentar violar a tornozeleira eletrônica. O ex-presidente está na Superintendência da PF em Brasília, onde também começou a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. O seu ex-ministro e ex-candidato a vice, Braga Netto, que foi preso ainda em 2024, também passou a cumprir a pena.

Para Lula, a prisão dos militares por tentar romper com o Estado Democrático de Direito é uma “demonstração de que a democracia vale para todos”.

“Pela primeira vez na história desse país, você tem alguém preso por tentativa de golpe, você tem um ex-presidente da República e você tem quatro generais de quatro estrelas presos. A demonstração de que democracia vale para todos, democracia não é privilégio de ninguém, é um direito de 215 milhões de brasileiros”, concluiu Lula.

Sair da versão mobile