MAIS

    Líder do PL diz que Moraes pressiona Motta para não votar anistia

    Por

    O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou nesta terça-feira (25/11) ter certeza de que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pressiona o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a não votar o PL da Anistia.

    “Ele nunca assumiu para mim, mas deve sofrer uma pressão exacerbada do ministro Alexandre de Moraes. […] Qualquer votação que diz respeito a matérias inerentes ao Supremo Tribunal Federal, eles exercem suas pressões a parlamentares, em especial aos presidentes das duas Casas, não só a Hugo Motta”, afirmou o líder do PL.

    Assista na íntegra:

    Em outro momento, Sóstenes afirma que o relator do PL da Anistia, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), precisou pedir “benção” à Suprema Corte para elaborar o texto. Ele também criticou o chamado “PL da dosimetria” e disse que a oposição só aceitará votar a uma anistia ampla.

    Leia também

    Pressão aumenta

    Há uma forte articulação por parte da oposição ao governo para que a anistia seja votada o mais rápido possível. Segundo o líder do PL, Motta analisa a possibilidade de votar ainda nesta semana. Após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último sábado (22/11), a pressão aumentou.

    Nesta segunda, Bolsonaro mandou uma mensagem a Motta e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), através de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), durante uma visita. “Pediu que a gente insistisse com presidente Motta e Alcolumbre, e que nos pedíssemos pra eles a colocação em pauta do projeto de anistia. É um pedido direto dele aos presidentes Hugo Motta e Davi Alcolumbre”, declarou.