Portal Estado do Acre Notícias

Lindbergh diz que Hugo Motta “fez lambança” no projeto Antifacção

lindbergh-diz-que-hugo-motta-“fez-lambanca”-no-projeto-antifaccao

Lindbergh diz que Hugo Motta “fez lambança” no projeto Antifacção

Líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ) reagiu às declarações do presidente da Casa, Hugo Motta, que afirmou que o governo Lula precisa explicar por que votou contra o projeto Antifacção. A proposta, aprovada na terça-feira (18/11), foi enviada pelo Executivo e teve como relator o deputado Guilherme Derrite (PP), escolhido por Motta.

Em entrevista à coluna nesta quarta-feira (19/11), Lindbergh disse que “quem tem que se explicar é o presidente da Câmara, Hugo Motta”. O parlamentar afirmou que Motta “conseguiu fazer uma lambança num tema que é muito importante, o combate às facções criminosas”.

Leia também

Segundo o líder do PT, o problema começou com a escolha do relator. “Primeiro pela escolha do relator. Veja bem, é um projeto de autoria do Poder Executivo. A gente não estava exigindo que fosse um relator do PT. Mas tinha que colocar alguém neutro ali, que tivesse um diálogo”, afirmou. Ele citou que o texto passou por “seis meses de estudos, de diálogos conduzidos pelo ministro [da Justiça] Lewandowski”.

Lindbergh criticou ainda a indicação de Derrite: “Aí ele [Motta] escolhe o Derrite, que a gente sabe que é contra a política de segurança do governo, sempre se posicionou contra a PEC da Segurança Pública porque os governadores dizem ferir a autonomia dos Estados. Não tem nada disso, o que a PEC fala é de integração das polícias. Mas fala de uma Polícia Federal forte.”

O deputado disse ter alertado Motta sobre o impacto da relatoria. “O que o Derrite faz de cara? E é isso que eu falo ao presidente, Hugo Motta, que foi uma lambança… ele tira o poder da Polícia Federal.”

Para Lindbergh, o movimento altera o espírito da proposta original. “Eles tentam construir um novo pacto federativo”, afirmou.

Sair da versão mobile