MAIS

    Lula manda recado a estudantes no 2º dia de provas do Enem 2025

    Por

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou, neste domingo (16/11), uma mensagem de incentivo aos participantes do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Em publicação nas redes sociais, ele ressaltou o papel transformador da educação e desejou boa prova aos candidatos.

    “Dia de Enem é dia de lembrar: educação abre portas que mudam vidas”, escreveu. Lula afirmou que não teve acesso à universidade, mas que pôde ser “o presidente que mais investiu em educação, em universidades, em Institutos Federais e em oportunidades para a juventude”.

    O presidente também reiterou que considera a educação “o maior patrimônio que uma mãe ou um pai pode deixar” e citou políticas públicas, como o programa Pé-de-Meia, para reforçar o apoio à permanência estudantil.

    “Que a prova de hoje seja um passo importante rumo ao futuro que cada estudante merece. Boa prova!”, concluiu.

    📚 Dia de ENEM e dia de lembrar: educação abre portas que mudam vidas.

    Eu não tive acesso à universidade, mas tive a chance de ser o presidente que mais investiu em educação, em universidades, em Institutos Federais e em oportunidades para a nossa juventude.

    Acredito que a… pic.twitter.com/FvfavRXVSa

    — Lula (@LulaOficial) November 16, 2025

    Segundo dia de provas

    Milhões de estudantes participam neste domingo (16/11) do segundo e último dia do Enem 2025, aplicado em 1.804 municípios do país. Nesta etapa, os candidatos respondem a 45 questões objetivas de ciências da natureza — que incluem biologia, física e química — e 45 questões de matemática.

    A aplicação tem duração total de cinco horas, meia hora a menos do que no primeiro dia do exame.

    Assim como ocorreu na primeira etapa, os portões abriram ao meio-dia e fecharam às 13h, horário de Brasília. As provas começaram pontualmente às 13h30.

    5 imagensLula na COP30Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, vão tentar derrubar decisão do TCUCamilo Santana é ministro da EducaçãoFechar modal.1 de 5

    Presidente Lula

    Reprodução/Gov.br2 de 5

    Lula na COP30

    Reprodução/Gov.br3 de 5

    Ricardo Stuckert/PR4 de 5

    Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, vão tentar derrubar decisão do TCU

    Hugo Barreto/Metrópoles
    @hugobarretophoto5 de 5

    Camilo Santana é ministro da Educação

    Ricardo Stuckert

    Leia também

    Inscrições e exceções no Pará

    O Enem 2025 registrou 5.540.560 inscrições, das quais 4.811.338 foram confirmadas. Cerca de 1,8 milhão de participantes são concluintes do ensino médio.

    No primeiro dia do exame, a taxa de abstenção foi de 27%, próxima à registrada em 2024 (26,6%) e inferior às verificadas em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).

    Devido à 30ª Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), a aplicação do Enem em Belém, Ananindeua e Marituba foi remarcada. Nesses municípios, as provas ocorrerão nos dias 30 de novembro (primeiro dia) e 7 de dezembro (segundo dia).