MAIS

    Lula na Sapucaí em 2026? Escola de samba antecipa bastidores

    Por

    A Acadêmicos de Niterói fará sua estreia no Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2026 contando a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil“, a escola vai narrar desde a infância do homenageado no sertão de Pernambuco até sua chegada à Presidência da República. O desfile será no domingo de carnaval, 15 de fevereiro de 2026, abrindo a programação da Marquês de Sapucaí.

    Leia também

    Em conversa com este colunista do Metrópoles, o presidente da escola, Wallace Palhares, falou sobre os preparativos para o desfile, as reações políticas ao enredo e a possibilidade da presença do presidente Lula na avenida. Será que vem aí?

    Sobre as críticas e possíveis reações políticas ao tema, Palhares afirmou que a escola tem acompanhado a repercussão, mas está concentrada em manter o foco nos trabalhos.

    “É claro que a escola se preocupa. Mas a torcida da Niterói hoje é grande devido ao enredo. A gente está mais preocupado em conter os nossos torcedores para que não tenha nenhum exagero. Fora isso, a gente nem se preocupa.”

    Já quando questionado sobre a possibilidade de o presidente Lula desfilar na Sapucaí, o presidente da Acadêmicos de Niterói disse que o convite foi feito e adiantou que há conversas em andamento.

    “O convite foi feito e a gente tem conversado bastante. Vai ficar sobre a decisão dele, porque envolve muitas questões burocráticas. Não é fácil ter um presidente da República desfilando no meio da Sapucaí. Mas a homenagem será justíssima e tenho certeza que mesmo ele não indo, vai ser uma grande homenagem.”

    Wallace Palhares também comentou o desafio de levar à Avenida a história de uma figura viva e de simbolismo nacional.

    “É difícil não confundir a história do homenageado com a política, já que ele venceu na política. Mas a história dele se confunde com a história de todos os brasileiros: a pessoa que saiu do Nordeste junto com a família em busca de oportunidades melhores. A minha família também tem um pouco disso. Então, a história dele se confunde com vários brasileiros, serve também de inspiração para chegar onde chegou.”

    A Acadêmicos de Niterói, fundada em 2018, fará seu quarto desfile e o primeiro no Grupo Especial. Palhares afirmou que o objetivo é causar impacto logo na abertura da competição.

    “Abrir o Grupo Especial é o sonho de qualquer escola que vem do Acesso. Independente de posição, de abrir o desfile, é um sonho para toda escola que trabalhou muito. A gente está fazendo um trabalho para poder impactar, a primeira que vem tem que causar um impacto e não estamos medindo esforços para isso.”

    4 imagensCom história como enredo, Lula recebe camisa da Acadêmicos de NiteróiJanja visita barracão da Acadêmicos de NiteróiJanja visita barracão da Acadêmicos de NiteróiFechar modal.1 de 4

    Wallace Palhares é presidente da escola de samba Acadêmicos de Niterói

    Reprodução/Instagram2 de 4

    Com história como enredo, Lula recebe camisa da Acadêmicos de Niterói

    Reprodução/Instagram3 de 4

    Janja visita barracão da Acadêmicos de Niterói

    Reprodução/Instagram4 de 4

    Janja visita barracão da Acadêmicos de Niterói

    Reprodução/Instagram