Portal Estado do Acre Notícias

Mamdani manda recado a Trump após ser eleito em NY: “Aumente o volume”

mamdani-manda-recado-a-trump-apos-ser-eleito-em-ny:-“aumente-o-volume”

Mamdani manda recado a Trump após ser eleito em NY: “Aumente o volume”

O democrata muçulmano Zohran Mamdani, recém-eleito prefeito de Nova York, alfinetou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump no discurso da vitória, após vencer o pleito, com 50,3% dos votos.

A eleição, realizada nessa terça-feira (5/11), teve a maior participação popular desde 1960, uma vez que mais de 2 milhões de pessoas foram às urnas. Frente a apoiadores, o socialista criticou a política anti-imigratória e provocou Trump: “Sei que está assistindo, aumente o volume”.

Leia também

“Então, Donald Trump, eu sei que você está assistindo, tenho algumas palavras para você. Aumente o volume”, afirmou Mamdami no início do discurso.

Segundo ele, “Nova York permanecerá uma cidade de imigrantes, uma cidade construída por imigrantes, empoderada por imigrantes, e, até hoje, liderada por um imigrante. Então, ouça-me, presidente Trump, quando eu digo isso, para chegar a qualquer um de nós, vocês terão que passar por todos nós.”

A apuração de 89% das urnas constatou mais de 1 milhão de votos para Mamdani (50,3%), superando o ex-governador Andrew Cuomo (41,6%), e o candidato republicano Curtis Sliwa (7,1%).

Entre divergências e troca de ofensas, a ideologia política de Trump é contrária a de Mandami, visto que o líder norte-americano o chama de “comunista”, e ameaçou até mesmo cortar verbas federais a maior cidade dos EUA.

O discurso em defesa aos imigrantes inviabiliza uma boa relação entre Mandami e Trump, uma vez que o presidente dos EUA enviou agentes federais de imigração e tropas da Guarda Nacional para as principais cidades norte-americanas, incluindo Nova York, para “reprimir crime, falta de moradia e a imigração ilegal“.

Ainda no pronunciamento, além de criticar a anti-imigração, o prefeito eleito afirmou que acabará com a falha no sistema fiscal dos EUA que beneficia ultrarricos.

“Nós vamos terminar a cultura de corrupção, que permitiu bilionário como Trump evadir a taxação e explorar as pausas de imposto. Nós vamos ficar junto às uniões (sindicais) e expandir as proteções de trabalho”, afirmou.

Vitória de Mandani em Nova York

Mamdani será o 111º prefeito de NY. O democrata torna-se o mais jovem a ser eleito para o cargo, e o primeiro muçulmano a vencer o pleito para a maior cidade dos EUA. Diferentemente de outros democratas tradicionais, Mamdani faz parte da ala considerada de esquerda do partido, e é filiado aos Socialistas Democráticos da América.

Após a vitória, Mamdami publicou um vídeo nas redes sociais. As imagens mostram as portas de um metrô sendo abertas, enquanto o locutor diz: “Próxima e última parada: City Hall”, em referência à estação próxima ao prédio da Prefeitura de NY.

Mandami se elegeu com a plataforma eleitoral que se baseia em soluções para as preocupações da classe trabalhadora, incluindo os custos de creches, transporte, moradia e alimentação.

Sair da versão mobile