Portal Estado do Acre Notícias

Menino autista de 8 anos é retirado de voo em Cruzeiro do Sul; mãe denuncia falta de preparo da companhia aérea

Um menino de 8 anos e 9 meses, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1, foi retirado de um voo comercial no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul na tarde deste domingo (30). O caso foi denunciado pela mãe, a policial civil Ângela Adélia da Silva Lima, que relatou ter seguido todos os procedimentos exigidos para que o filho, Daniel Lima Batista, pudesse viajar desacompanhado até Rio Branco.

Segundo Ângela, a passagem foi comprada com antecedência e a companhia aérea foi informada, no momento da compra e no check-in, que Daniel viajaria sozinho e que é autista. A mãe também pagou a taxa obrigatória para o serviço de acompanhamento de menores desacompanhados.

Ela afirma que o filho embarcou normalmente e que estava tranquilo na sala de embarque e dentro da aeronave, acompanhado por funcionários responsáveis. De acordo com Ângela, o menino foi o primeiro a entrar no avião.

A mãe relatou que percebeu um atraso incomum na decolagem e, pouco depois, viu Daniel sendo retirado da aeronave por uma funcionária, sem que ela fosse comunicada previamente.

“Não recebi nenhuma ligação. Nenhuma. Em momento algum me ligaram para dizer que o Daniel não queria colocar o cinto ou que precisava de algo. Nada. Só vi meu filho descendo do avião”, relatou.

Funcionários relataram a mãe, que a remoção teria ocorrido porque o menino não queria colocar o cinto de segurança e pediu um biscoito. Ângela afirma que o biscoito estava na mochila do filho.

Sair da versão mobile