Os filhos de Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participam de uma reunião com parlamentares do Partido Liberal (PL), na sede do partido, em Brasília, cujo objetivo foi organizar a atuação da oposição frente à prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Estão presentes na reunião Jair Renan, vereador em Balneário Camboriú (SC), e o vereador no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, além de Michelle Bolsonaro. O presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, também compareceu.
Outros parlamentares presentes foram são deputados Nikolas Ferreira (MG), Paulo Bilynskyj (SP) e Bia Kicis (DF), além dos senadores Izalci (DF), Marcos Pontes (SP) e Rogério Marinho (RN).
Está prevista uma fala coletiva depois do encontro, em que os participantes devem esclarecer algumas das estratégias da bancada da sigla às vésperas da prisão definitiva de Bolsonaro.
Um dos principais temas em pauta é a anistia. Uma ala do partido defende que a bancada deve insistir na anistia “ampla, geral e irrestrita” em detrimento do chamado PL da Dosimetria.
O PL é visto como uma versão mais “light” do texto, e a proposta não livraria Bolsonaro da cadeia, mas revisaria penas atribuídas a ele no processo da trama golpista, no qual o ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.
Articulação pós prisão de Bolsonaro
A prisão preventiva do ex-presidente Bolsonaro, decretada no sábado (22/11), agitou a movimentação da oposição no Congresso, que tenta agora reorganizar sua atuação para viabilizar o avanço da pauta da anistia após uma série de tentativas frustradas.
O ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, e no domingo deu sua versão para a violação da tornozeleira ao falar durante audiência de custódia.
Às vésperas do possível trânsito em julgado da condenação que pode levar à prisão definitiva do ex-presidente, parlamentares do PL buscam estruturar uma reação política e legislativa.
A primeira reunião de articulação, que inicialmente estava marcada para terça-feira (25/11), foi antecipada para esta segunda (24).
