Portal Estado do Acre Notícias

Morre idosa norte-americana vítima de abuso sexual em Goiânia

morre-idosa-norte-americana-vitima-de-abuso-sexual-em-goiania

Morre idosa norte-americana vítima de abuso sexual em Goiânia

Goiânia – A idosa norte-americana que foi estuprada e agredida na capital goiana morreu nessa quarta-feira (26/11). Nanci Ellen Wendel, de 71 anos, estava no CAIS Vila Nova e não resistiu após sofrer três paradas cardiorrespiratórias. A morte aconteceu 11 dias depois do primeiro atendimento médico.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, Nanci já havia tido alta, no entanto, retornou para a unidade de saúde na última segunda-feira (24/11), queixando-se de dores intensas no abdômen e na perna direita, que haviam começado cerca de três horas antes do seu embarque de volta para os Estados Unidos.

A secretaria ressaltou que, no dia 15 de novembro, quando Nanci foi atendida no CAIS, ela apresentava lesões indicativas de abuso sexual. Depois de passar por exames, ela foi levada para avaliação no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) e transferida para o Hugol no dia seguinte.

De acordo com o Hemu, a norte-americana esteve duas vezes na unidade: a primeira, quando foi atendida na emergência, e a segunda, após uma busca ativa feita pelo hospital. Depois dessa busca, um funcionário do hotel onde ela estava hospedada a acompanhou até o Hemu, onde foram feitos exames laboratoriais. Os médicos solicitaram exame de imagem, mas, segundo o hospital, a norte-americana se recusou a fazer e foi embora.

Em nota, a Secretaria municipal de Saúde de Goiânia lamentou a morte da paciente e disse que o atendimento à idosa seguiu todos os protocolos assistenciais, com monitorização contínua e comunicação permanente com a embaixada dos Estados Unidos.

Leia também

Relembre o caso

No último dia 15 de novembro, a idosa, que é natural da Califórnia, nos Estados Unidos, chegou a um hotel, no Setor Central de Goiânia, para fazer check-in. Lá, os funcionários perceberam que ela estava machucada e desorientada. Segundo a gerência do hotel, ela já estava na cidade há alguns dias, porém, hospedada em outro estabelecimento.

Funcionários do hotel notraram que a idosa estava debilitada e apresentava hematomas. Ela foi levada para o CAIS Vila Nova, para atendimento médico. Segundo o Boletim de Ocorrência, policiais da Guarda Civil Municipal (GCM) que estavam em patrulhamento no local foram abordados por uma enfermeira e informados sobre a gravidade das lesões e a suspeita de abuso sexual.

A GCM entrou em contato com a Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem), que orientou que a vítima fosse levada para a unidade policial, porém, a ação foi impedida pelo médico plantonista, em decorrência da seriedade do caso.

Ainda segundo a corporação, a idosa estava em Goiânia para fazer um tratamento odontológico.

O caso está sendo investigado sob sigilo pela Deaem. A Polícia Científica de Goiás informou que o corpo da norte-americana já está no Instituto Médico-Legal (IML) de Goiânia, onde será examinado nesta quinta-feira (27/11).

Sair da versão mobile