A esposa do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), Rebeca Ramagem, publicou, nessa quarta-feira (26/11), um vídeo no qual relata ter sido surpreendida, ao embarcar no Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro, por um mandado de busca pessoal que, segundo ela, havia sido expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela, que viajou para encontrar o marido, foragido da Justiça brasileira, reclamou da ordem e disse que teve o celular apreendido e as malas revistadas. Em vídeo, ela relatou a tensão junto às filhas. Veja:
Nas imagens, ela relata, ao lado das duas filhas, que embarcou no dia 17 deste mês, “com muito custo”, com destino a Miami, nos Estados Unidos: “A mamãe tomou uma busca […] A gente é forte. A gente vai lutar contra tudo e todos. Juntas”.
Ela contou ainda que teve o celular apreendido e que o aparelho da filha também foi levado. “Durante o procedimento, tivemos todas as nossas malas retiradas do voo e revistadas, além de apreenderem meu celular, computadores e outros itens”, relatou.
Ramagem
- O deputado federal Alexandre Ramagem teve a prisão preventiva decretada por Moraes na última sexta-feira (21/11), após ser visto em um condomínio de luxo em North Miami, embora estivesse proibido de sair do Brasil por decisão do STF. Ele deveria ter entregado todos os passaportes, mas manteve o diplomático e fugiu pela Guiana Francesa ou pela Venezuela.
- A Polícia Federal apura como ocorreu a saída do parlamentar do território brasileiro. As informações iniciais indicam que ele deixou o país em setembro, após passar por Boa Vista (RR).
Segundo Rebeca Ramagem, “o mais doloroso foi o pânico que isso causou” às suas filhas, de 7 e 14 anos, que também aparecem no vídeo. “O constrangimento, o medo e a covardia que vivenciamos não podem ser descritos.”
“Não sou alvo de nenhum processo judicial, não estou sendo investigada e sou servidora pública efetiva há 22 anos, com o cargo de procuradora do estado. O único e ilegal motivo apontado para essa ação é o fato de ser casada com Alexandre Ramagem. Conseguimos embarcar porque não havia nada irregular”, relatou Rebeca.
Leia também
-
A rota de fuga de Ramagem: PF rastreia viagem clandestina do deputado
-
Após caso Ramagem, Hugo Motta restringe voto de deputados no exterior
-
Moraes manda nome de Ramagem para Banco Nacional de Procurados
-
Agora condenado por trama golpista, Ramagem está foragido nos EUA
“Proteger a família”
No último domingo (23/11), ela já havia publicado uma mensagem nas redes sociais após deixar o Brasil com as filhas e reencontrar o marido. No texto, critica a Justiça pela condenação de Ramagem e afirma que a família mantém “esperança” de retornar ao país, além de relatar que a viagem aos Estados Unidos teve como objetivo proteger as crianças.
Rebeca escreveu que desembarcou nos Estados Unidos há uma semana “com um único propósito: proteger a família”, e afirmou que não vê no Brasil “garantia de uma justiça imparcial”. Segundo ela, o casal enfrenta “perseguição política” e vive um cenário que chama de lawfare.
