Uma avaliação prática do curso de Guarda-Vidas Temporário em Santos, litoral de São Paulo, acabou interrompida por um caso real de resgate na tarde de quarta-feira (12/11). Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o banhista foi surpreendido por uma corrente de retorno permanente e precisou ser socorrido pelos agentes em uma área próxima à Ilha Urubuqueçaba.
O homem nadava em direção à ilha acompanhado de um familiar e foi orientado a voltar para a zona segura de banho, mas afirmou que era morador do local e prosseguiu o trajeto. Minutos depois, ele foi surpreendido pela corrente, que impediu seu retorno à areia.
Leia também
-
Bombeiro detalha resgate de trabalhador que ficou pendurado em prédio
-
Caminhão do Corpo de Bombeiros pega fogo em rodovia no interior de SP
-
Surfista ajuda a salvar banhistas de afogamento no litoral de SP. Veja
-
Inmet emite alertas laranja e amarelo para tempestade no estado de SP
Um bombeiro de serviço, alunos e instrutores do curso de Guarda-Vidas Temporário — que realizavam uma avaliação prática no local — agiram e, de forma conjunta, resgataram a vítima em segurança. O homem não apresentou sinais de afogamento.
Em nota, o GBMar afirmou que o episódio reforça a importância da atenção às orientações dos guarda-vidas e o comprometimento dos profissionais do Corpo de Bombeiros. “A eficiência e o preparo demonstrados na ocorrência evidenciam o alto nível técnico e a prontidão das equipes que atuam na prevenção e resposta a emergências no mar.”
