Portal Estado do Acre Notícias

“Não perco muito tempo pensando nisso”, diz Tarcísio sobre presidência

“Não perco muito tempo pensando nisso”, diz Tarcísio sobre presidência

Durante participação no Flow Podcast, na noite desta quinta-feira (6/11), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que não se preocupa em se candidatar à presidência do Brasil nas eleições de 2026. “Não perco muito tempo pensando ou discutindo isso”, declarou.

“Não tenho essa ambição, acho que a gente precisa de um bom projeto para o Brasil. O protagonista disso é o menos importante. O plano estando bem construído é o que vai dar certo”, completou o chefe do Executivo paulista.

Ao ser questionado pelo apresentador Igor Coelho sobre virar o substituto de Jair Bolsonaro no imaginário dos eleitores conservadores e liberais, Tarcísio apontou que haverá uma harmonia coletiva na decisão. “Engana-se quem pensa que a direita não vai se unir, que não via ser competitiva”, afirmou.

Na ocasião, o governador de São Paulo também criticou o atual presidente. “É preciso romper esse ciclo de ‘desgoverno’ em que a gente está andando”, manifestou Tarcísio. “Pode até ser que ele [Lula] eventualmente ganhe a eleição, mas aí haverá um encontro [dos eleitores] inescapável com 2027 e com as mazelas que vocês mesmos estão construído. A matemática é imperdoável.”

Tarcísio foi ao programa ao lado de Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública, atualmente licenciado para voltar à função de deputado federal e relatar o projeto de lei (PL) 1.283/2025, que equipara facções criminosas a terroristas, na Câmara dos Deputados.

Leia também

Participação de Tarcísio de Freitas e Guilherme Derrite

No Flow Podcast, Tarcísio e Derrite também falaram sobre temas como combate ao crime organizado no país; desocupação da Favela do Moinho, na zona central da capital paulista; ações de remoção de usuários de droga da conhecida Cracolândia; e ações contra a violência doméstica e o feminicídio.

Os participantes teceram críticas à atual Lei de Execução Penal, que regulamenta o cumprimento de sentenças criminais e promove a ressocialização de condenados pela Justiça. “Trouxe uma série de benefícios [aos presos]; entre eles, um câncer maligno, que é a progressão do regime de cumprimento de pena”, opinou Derrite.

“Se a gente não punir a rescindência e não endurecer a pena para determinados delitos, vamos perder essa guerra”, avaliou Tarcísio. “Temos que abandonar o romantismo que cerca essa questão do crime e entregar para a sociedade o que ela precisa: paz, segurança e esperança”, completou.

Uma das temáticas abordadas foi a instalação no Senado da atual Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, em meio à repercussão da operação das forças de segurança do Rio de Janeiro contra a fação Comando Vermelho (CV), que deixou 121 mortos neste mês. No Flow, Tarcísio de Freitas elogiou a escolha do ex-delegado da Polícia Civil e senador Alessandro Vieira (MDB-SE) como relator.

Além disso, os convidados do podcast debateram sobre propostas legislativas que preveem a classificação de facções criminosas como “terrorismo”. A proposição é condenada pelo governo Lula e por especialistas, que consideram a mudança como um risco à soberania, além de uma banalização do termo.

“É uma forma de aumentar o custo do crime. É uma revisão que a gente precisa ter de adequar a legislação antiterrorismo àquilo que é a realidade prática, do dia a dia, ou seja, considerando de forma fundamentada aquilo que tem repercussão social, aí a gente tem um combate mais efetivo a essas ações de quem impõe o terror e afasta o cidadão do Estado”, argumentou o governador de São Paulo.

Guilherme Derrite e Tarcísio de Freitas no Flow Podcast - MetrópolesGuilherme Derrite e Tarcísio de Freitas no Flow Podcast

Flow Podcast

Em 2018, o Flow Podcast foi criado por Igor Coelho, conhecido como Igor 3K, e Bruno Monteiro Aiub, o Monark. É um programa periódico de entrevistas de longa duração, transmitido via YouTube.

Atualmente, Igor é apresentador e CEO do Grupo Flow, em sociedade com o diretor Gianluca Eugênio, o Gianzão. O ex-integrante Monark deixou o podcast em 2022, após declarações que abalaram a reputação da marca.

Sair da versão mobile