Portal Estado do Acre Notícias

New Glenn: entenda viagem do foguete da Blue Origin em direção a Marte

new-glenn:-entenda-viagem-do-foguete-da-blue-origin-em-direcao-a-marte

New Glenn: entenda viagem do foguete da Blue Origin em direção a Marte

Após ter o voo adiado por duas vezes devido a condições meteorológicas, a Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, conseguiu lançar o foguete New Glenn nessa quinta-feira (13/11). À bordo dele, estavam duas sondas da Nasa que deverão chegar à Marte em 2027, caso tudo ocorra da forma esperada.



O foguete de 98 metros foi lançado da Estação da Força Espacial Cabo Canaveral, região na Flórida (EUA), às 15h55 (16h55, no horário de Brasília). A missão ao planeta marciano não é tripulada.

Inicialmente, o plano da Blue Origin era enviar a o foguete no último domingo (9/11), porém más condições meteorológicas na Terra impediram. Em seguida, o voo passou para quarta-feira (12/11), mas dessa vez o mau tempo ocorreu no espaço. Após as tentativas frustradas, a nave partiu na quinta-feira.

Leia também

O New Glenn era composto por duas partes: em uma, estava localizado o foguete propulsor e, no outro, estavam as duas sondas que vão para Marte. Os equipamentos em direção ao planeta vizinho fazem parte da missão Escapade e tem o objetivo de investigar a atmosfera do local extraterrestre. Assim que chegarem, elas deverão ser posicionadas em lugares diferentes para acompanhar mais pontos distintos.

Durante a missão, uma das principais preocupações da empresa norte-americana era o pouso bem sucedido do propulsor reutilizável em sua plataforma flutuante, localizada no Oceano Atlântico, o que aconteceu.

Em janeiro, o New Glenn havia realizado um voo de estreia do foguete. Apesar da carga teste ter alcançado a órbita, o propulsor se perdeu durante a descida e caiu no mar, gerando prejuízos a empresa. Desta vez, a tentativa de pouso deu certo, para alívio dos funcionários do Blue Origin.

Em meio à disputa espacial dos Estados Unidos com a China para enviar uma missão tripulada à Lua, o sucesso do lançamento coloca a empresa de Jeff Bezos como uma das principais candidatas para auxiliar a Nasa no projeto. No entanto, a disputa promete ser ferrenha, visto que o outro concorrente é a SpaceX, de Elon Musk.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile