A NFL implementou recentemente um novo formato de kickoff, em busca de reduzir lesões e tornar o jogo mais seguro. A regra, testada inicialmente na temporada de 2024, alterou uma das jogadas mais emblemáticas do futebol americano e gerou reações intensas, incluindo uma nova crítica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Leia também
-
Donald Trump é vaiado em estádio durante jogo da NFL
-
Partida da NFL entre Eagles e Packers tem marca inusitada; entenda
-
Daron Payne é suspenso na NFL por conduta antidesportiva
O kickoff é o chute inicial do futebol americano, usado tanto para começar o jogo, quanto para reiniciá-lo após pontuações, determinando onde o time adversário começará com a posse da bola.
De acordo com o novo sistema, o time que chuta continua iniciando a jogada na linha de 35 jardas, mas agora todos os jogadores, exceto o chutador, devem se alinhar na linha de 40 jardas do time adversário, com um pé fixo no chão até que a bola toque o solo ou seja tocada por um recebedor dentro da linha de 20 jardas.
A mudança visa diminuir o impacto das colisões, que antes ocorriam em alta velocidade, com duas fileiras de jogadores correndo uma em direção à outra. A nova dinâmica mantém os atletas mais próximos entre si e reduz o momento das pancadas, diminuindo o risco de concussões.
Além disso, qualquer chute que caia na zona de aterrissagem (entre a linha de 20 e a end zone) deve ser retornado, enquanto os chutes que param antes dessa área resultam em touchback e colocam a bola na linha de 40 jardas. Já os chutes que atingem a end zone podem ser controlados ou retornados pela equipe que recebe.
Segundo dados divulgados pela NFL, em fevereiro de 2025, o novo formato reduziu em 43% os casos de concussão nas últimas duas temporadas e aumentou em 57% o número de retornos durante a temporada regular de 2024. Foram sete kickoffs retornados para touchdown, o maior número desde 2021.

Trump critica
Apesar dos resultados positivos, o novo formato não agradou a todos. Durante participação em um programa na ESPN americana, o presidente Donald Trump voltou a atacar a regra, chamando-a de “terrível” e “degradante” para o jogo.
“Eu odeio o kickoff”, afirmou Trump, sob protestos do apresentador. “Acho que é prejudicial ao espetáculo. Já disse isso ao Roger Goodell e não acredito que seja mais seguro. Ainda há jogadores se chocando, e agora ninguém se move quando a bola está no ar. Isso não é futebol americano”, alegou.
Trump também comparou o novo formato à perda de essência do esporte: “O poder do kickoff é algo bonito. O jogo está sendo descaracterizado. Espero que o futebol universitário não mude, e que a NFL um dia volte ao verdadeiro futebol americano”, disse.
A liga, por sua vez, mantém o discurso de que o modelo atual combina segurança com emoção, com a meta de preservar o espetáculo, sem comprometer a saúde dos atletas.