O Fantástico, da TV Globo, exibiu imagens inéditas, divulgadas pela PF (Polícia Civil), que mostram a destruição causada por Jair Bolsonaro na tornozeleira eletrônica que ele utilizava durante a prisão domiciliar. A violação do equipamento e uma possível tentativa de fuga fizeram com que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decretasse sua prisão preventiva.
Assista:
Bolsonaro não tentou fugir. ELE TENTOU FUGIR PRA CARALH0!!!!!!!!!!!!!!!! #Fantástico pic.twitter.com/9b8v4aqLEm
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) November 24, 2025
Estrago
O ex-presidente foi levado para a Superintendência da Polícia Civil em Brasília na manhã deste sábado (22/11). Nas imagens divulgadas pela Globo, é possível ver de perto os detalhes e o estrago causados pelo ex-presidente. O equipamento está no Instituto Nacional de Criminalística, onde é analisado por uma equipe de peritos.
Leia também
-
Ato na Paulista celebra Bolsonaro preso com samba e boneco inflável
-
PF diz que Bolsonaro deve ser atendido por Samu em caso de emergência
-
Bolsonaro preso: saiba se remédios do ex-presidente podem causar surto
-
Após visita a Bolsonaro na prisão, médicos relatam “confusão mental”
O objetivo, agora, é tentar identificar sinais da tentativa de violação e identificar o instrumento usado, além dos danos que possam ter comprometido o funcionamento do dispositivo. À PF, Bolsonaro afirmou que utilizou ferro de solda para tentar violar a tornozeleira.
Defesa se justificou
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro Alexandre de Moraes a concessão de prisão domiciliar humanitária ao ex-chefe do Palácio do Planalto. O documento foi encaminhado ao STF na tarde deste domingo (23/11).
8 imagens



Fechar modal.
1 de 8
Ex-presidente Jair Bolsonaro
HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto
2 de 8
Tornozeleira eletrônica
Imagem cedida ao Metrópoles
3 de 8
Bolsonaro acompanha manifestação por chamada de vídeo
4 de 8
Superintendência da PF em Brasília
Daniela Santos/Metrópoles
5 de 8
Michelle deixa a PF
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
6 de 8
Como a central do DF detectou a violação que levou Bolsonaro à prisão
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
7 de 8
Vigília em frente à casa do ex-presidente
Giovana Alves/Metrópoles
8 de 8
O senador eleito pelo PL caiu nas lágrimas durante uma oração
Giovana Alves/Metrópoles
O texto também contém as explicações da defesa sobre a violação do uso da tornozeleira eletrônica. Os advogados afirmaram que o vídeo divulgado, que mostra a tornozeleira violada, comprova que não houve tentativa de rompimento do aparelho.
A defesa alegou ainda que o estado de saúde do ex-presidente está comprometido e que ele faz uso de medicamentos “com ação no sistema nervoso central”. “Durante o feriado, o Peticionário [Bolsonaro] começou a apresentar novos efeitos colaterais em razão das diferentes medicações prescritas, passando a ter pensamentos persecutórios e distantes da realidade.”
