MAIS

    O encontro de Haddad e Hugo Motta em São Paulo

    Por

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), voltaram juntos de Belém (PA), onde participaram de compromissos relacionados à preparação da COP30.

    Segundo interlocutores, durante o trajeto e em reunião posterior, Haddad e Motta discutiram formas de evitar cortes nos gastos previstos na LDO, que definirá o Orçamento de 2026 e já está fora do prazo tradicional de entrega ao Congresso.

    3 imagensO ministro da Fazenda, Fernando HaddadLula, Hugo Motta e Davi AlcolumbreFechar modal.1 de 3

    Hugo Motta

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo2 de 3

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

    VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 3

    Lula, Hugo Motta e Davi Alcolumbre

    BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

    Os dois também marcaram um novo encontro para depois da COP30, quando devem avançar nas negociações sobre a LDO e a destinação das emendas parlamentares. As articulações também estão sendo feitas pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

    Haddad teria repassado ao presidente da Câmara que precisa de mais tempo para pensar em alternativas para os gastos de 2026, uma vez que os programas sociais não podem ser cortados. O diálogo vem sendo feito com o o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil), que sugeriu reunião entre o Planalto e a Casa. Ainda não há data marcada, mas expectativas que aconteça na primeira semana pós-COP.

    Leia também

    Haddad e Motta embarcaram no mesmo voo na segunda-feira (10/11), saindo de Belém com destino a São Paulo.

    Nos bastidores, o movimento é visto como mais uma tentativa de Haddad de manter diálogo com o Centrão e destravar as discussões em torno do Orçamento de 2026, evitando novo impasse político.