Ao contrário de outros tantos nomes ilustres da televisão brasileira, Ione Borges decidiu se afastar das câmeras sem alardes, avisos ou despedidas para os telespectadores. A apresentadora, que morreu nesta segunda-feira (24/11), aos 74 anos, deixou a TV repentinamente em 2010.
À época, Ione apresentava o programa Pra Você, na Gazeta, ao lado da parceira de mais de 30 anos, Claudete Troiano. Depois de oito anos à frente da atração, porém, ela teria surpreendido os bastidores ao pedir a demissão.
Leia também
-
Quem era Ione Borges, apresentadora que morreu aos 73 anos
-
Saiba qual foi a causa da morte da apresentadora Ione Borges
-
Saiba detalhes do velório de Ione Borges, ex-apresentadora do Mulheres
-
Apresentadora Ione Borges morre aos 73 anos
A apresentadora Ione Borges
Reprodução/TV Gazeta
Ione Borges.
Reprodução/Internet.
Ione Borges.
Reprodução/Internet.
Ione Borges.
Reprodução/Internet.
Ione Borges.
Reprodução/Internet.
As apresentadoras posaram juntas com Regina Volpato, atual responsável pelo comando da atração voltada ao público feminino
A explicação da apresentadora, considerada um ícone para as mulheres na TV, foi de que tinha intenção de deixar os holofotes e viver uma rotina mais calma. Além disso, Ione também tratava de problemas nas cordas vocais que tornavam a profissão mais cansativa.
A emissora decidiu, contudo, manter um contrato vitalício com a profissional, em reconhecimento aos anos de trajetória e dedicação. Dez anos depois, em 2020, Ione Borges fez uma rara e última aparição para a celebração de 40 anos do programa Mulheres, responsável por marcar sua carreira profissional.
Carreira e Legado
A carreira de Ione Borges na TV começou nos anos 1970, quando atuou em novelas como Meu pedacinho de chão e no filme O Jeca e o Bode (1972). Já em 1980, estreou na apresentação do Mulheres, da Gazeta, programa de variedades que foi um marco da presença feminina na televisão brasileira.
Foi Claudete Troiano, parceira de atração de Ione, que confirmou a morte da apresentadora nesta segunda-feira (24/11). Ela morreu aos 74 anos em decorrência de um quadro de insuficiência respiratória.
“Hoje, me despeço com o coração apertado, mas cheio de gratidão. Obrigada, minha linda e eterna parceirinha. Você segue viva na minha memória, no meu carinho e na história da nossa comunicação”, decidou Claudete.
O velório da apresentadora será realizado ainda nesta segunda-feira (24/11), das 16h às 20h no Funeral Velar Morumbi, em São Paulo. A notícia foi confirmada pelo jornalista André Resende.
