Criado pelo príncipe William com o apoio do biólogo David Attenborough, o Prêmio Earthshot teve o primeiro capítulo de sua história iniciado em 2020, quando a dupla decidiu se unir para encontrar e condecorar projetos inovadores para problemas ambientais urgentes. Anualmente, a iniciativa tem uma cerimônia de premiação, e a quinta edição será realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (5/11).
Leia também
-
“Entusiasmado”: saiba detalhes da visita do príncipe William ao Brasil
-
Príncipe William no Brasil: membros da realeza que já visitaram o país
Projetos de todo o mundo são inscritos e um comitê, que conta com a participação do príncipe William e de Gisele Bündchen, elege 15 finalistas. Desse número, cinco ganhadores serão anunciados durante a cerimônia de premiação. Além receber apoio e treinamentos para maximizar o impacto das soluções encontradas, cada um dos vencedores receberá o valor de 1 milhão de libras esterlinas, o equivalente a R$ 7 milhões, para ampliar a atuação.
7 imagens



Fechar modal.

O príncipe William jogou uma partida de vôlei de praia em Copacabana
Nina Quintana/Metrópoles
Durante o compromisso, o futuro rei do Reino Unido se encontrou com guarda-vidas
Nina Quintana/Metrópoles
William passeia pelo gramado do estádio do Rio de Janeiro
Nina Quintana/Metrópoles
O próximo monarca do Reino Unido ficará no Brasil até quinta-feira (6/11)
Nina Quintana/Metrópoles
O príncipe com a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq
Nina Quintana/Metrópoles
O príncipe William se encontrou com jovens da Geração Earthshot no Maracanã
Nina Quintana/Metrópoles
O prefeito da Cidade Maravilhosa faz a entrega das chaves do Rio ao príncipe
Nina Quinatana/Metrópoles
“O Prêmio Earthshot é um prêmio ambiental global dedicado a encontrar e ampliar o uso de soluções inovadoras de que o mundo precisa para enfrentar seus maiores desafios ambientais, como as mudanças climáticas, a poluição do ar e a perda de biodiversidade”, escreveu Palácio de Kensington em comunicado.
Previsto para ocorrer anualmente até 2030, o Prêmio Earthshot está dividido em cinco categorias, classificadas como os “maiores desafios ambientais” enfrentados pelo planeta. São elas: proteger e recuperar a natureza; limpar o ar; restaurar os oceanos; construir um mundo sem desperdício; e recuperar nosso clima. Conforme o site do projeto do príncipe William, o objetivo é “amplificar ainda mais as vozes” que trabalham para proteger o meio ambiente.
O herdeiro do trono com a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq; e o cônsul-geral do Reino Unido no Rio, Anjoum Noorani
Escolha do Brasil
Em abril deste ano, o herdeiro do trono publicou um vídeo, nas redes sociais, para anunciar a escolha do Brasil como país-sede da edição 2025 da premiação do Prêmio Earthshot. Na gravação em que conversa com a atriz Nomzamo Mbatha e o fotógrafo Robert Irwin, William comentou as razões que o fizeram trazer a cerimônia ao solo brasileiro. “Precisamos de otimismo urgente agora mais do que nunca. E acho que o Brasil simboliza isso“, relatou o príncipe.
“O Brasil abriga uma das maiores biodiversidades do planeta. É o lar da Amazônia”, salientou William. Na legenda da postagem, escreveram que os participantes da premiação estarão “cercados pelas belas paisagens e energia irresistível do Rio”. Antes da Cidade Maravilhosa, no Brasil, receber a quinta cerimônia de premiação, o evento anual teve edições na Cidade do Cabo, na África do Sul; Singapura, em Singapura; Boston, nos EUA; e em Londres, na Inglaterra.
Príncipe William na Praia de Copacabana
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
