A maioria das pessoas conhece alguém que não gosta de comemorar o próprio aniversário. De acordo com a psicóloga Cibele Santos, esse cenário pode ter diversas interpretações psicológicas. Por isso, é importante estar atento.
Leia também
-
Amigos fazem surpresa e levam convidados “medonhos” para aniversário
-
Menino recebe surpresa ao participar de aniversário de amiga da escola
-
Vídeo: cachorro reage a presente de aniversário e surpreende tutor
“Entender essas razões pode ajudar a contextualizar sentimentos em relação a comemorações e, se necessário, pode ser útil conversar com um profissional da psicologia para explorar melhor esses sentimentos”, afirma a profissional ao Metrópoles.
O que significa
Uma das razões listadas por Cibele Santos é o medo de ganhar atenção. “Algumas pessoas podem evitar comemorações por não se sentirem confortáveis sendo o centro das atenções. Essa aversão pode estar relacionada à timidez ou à ansiedade social.”
Além disso, pode estar relacionado à reflexão sobre o tempo. Isso porque aniversários podem provocar sentimentos sobre o tempo e as realizações pessoais. As pessoas que não se sentem satisfeitas com suas vidas ou conquistas podem preferir não celebrar.
“Se a pessoa já teve experiências negativas associadas a celebrações (como o luto, desilusão ou brigas familiares em datas especiais), pode criar uma aversão às comemorações. Para muitos, o aniversário pode também ressaltar a sensação de solidão, especialmente se não tiverem com quem comemorar”, diz a psicóloga.
A profissional ainda cita questões relacionadas a valores pessoais e introversão. “Indivíduos mais introvertidos podem preferir gastar seu aniversário de maneira mais tranquila, em vez de participar de grandes eventos sociais.”
