Aos 79 anos, o americano Tomlinson Rauscher, conhecido como Tom, é um halterofilista que superou as expectativas e revelou o que manter na dieta como essencial. Ex-executivo de sistemas de computador, ele se tornou levantador de peso competitivo após a aposentadoria do mundo dos negócios. Há um item, em especial, sempre presente na sua dieta: as nozes.
Leia também
-
Lula assina decreto que muda regras do vale-alimentação e refeição
-
Alimentação com arroz e feijão reduz risco de doenças, diz estudo
-
Manga com leite faz mal? Nutri revela mitos comuns na alimentação
O idoso consegue levantar 125 kg no levantamento da terra, mais que o dobro do seu peso corporal. Recentemente, ele conquistou o terceiro lugar geral no levantamento de peso nos Jogos Nacionais da Terceira Idade de 2025, em Iowa, nos EUA, superando homens muito mais jovens.
Sarah Andersen e Mark Adam Miller, do site Business Insider, acompanharam Rauscher no início deste ano enquanto ele treinava para os jogos. Embora a dieta seja uma parte fundamental de seu treinamento, ele não é extremamente rigoroso quanto à ela.
Tom costuma comer chocolate ocasionalmente. Ele ainda consome laticínios e carne, e evita planos de restrição extrema, como dietas com baixo teor de carboidratos ou alto teor de proteínas.
Há um alimento que o halterofilista consome todos os dias: “Basicamente, como nozes em todas as refeições porque elas fornecem gorduras saudáveis”, revelou.
Rauscher segue uma dieta sustentável e equilibrada que se baseia, de forma geral, na regra 60-20-20 — 60% das calorias provenientes de carboidratos, 20% de proteínas e 20% de gorduras. Ele também faz três refeições por dia, limita os lanches entre as refeições e evita fast-food e álcool.
