Nesta edição do programa Noblat Blá Blá, com os temas centrais da política nacional, o recuo da direita no debate sobre segurança pública no Congresso e a estabilidade da aprovação do Governo Lula, conforme a mais recente pesquisa Quaest.
Mais um recuo do PL Antifacção de Guilherme Derrite
Derrite foi convocado para relatar a proposta antifacção, mas introduziu alterações radicais, forçando o Governo Federal e os próprios bolsonaristas a se oporem.
O resultado foi mais uma alteração no texto e o adiamento da votação pelo presidente da Câmara, Hugo Motta.
A escolha polêmica de Motta por Derrite tem sido motivo de tensão entre governo e oposição: foi visto como um sinal de afastamento do presidente da Câmara de Lula.
Estabilidade de Lula e a Pauta da Segurança Pública
A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta (12), indicou um cenário de estabilidade na avaliação do Governo Lula. É o primeiro levantamento após a operação policial que terminou com 121 mortos e causou atrito entre o Planalto e o governo do Rio de Janeiro.
Na esfera da segurança pública, a atuação do governo Lula é vista como regular por 36% (eram 32% em março), negativa por 34% (eram 38%) e positiva por 26% (eram 25%).
A Quaest mostra que a operação é aprovada por 67% dos brasileiros, valor ligeiramente acima dos 64% apurados pela pesquisa realizada apenas com moradores do Rio de Janeiro logo após a ação policial. Também 67% dos entrevistados entendem que não houve exagero na força empregada pelos agentes, contra 29% que pensam o contrário.
A crise na extrema-direita e Eduardo Bolsonaro
Em vídeo, Eduardo Bolsonaro negou que exista um racha na direita e disse estar pressionando governadores pela anistia.
Eduardo segue na insistência em reduzir os atos de 8 de janeiro a uma “mera manifestação de velhinhas” e volta a defender uma anistia que beneficie a si e ao pai, o ex-presidente.
Foi mencionada a briga com o Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes.
Complicou para Donald Trump
O programa finalizou com a menção aos problemas legais de Donald Trump nos Estados Unidos, com o vazamento de e-mails ligando-o ao caso Jeffrey Epstein e a denúncias de crimes sexuais em destaque.
Confira o debate completo:
