MAIS

    Os bastidores da reunião de Lula com o príncipe William em Belém

    Por

    Belém — O presidente Lula se reuniu com o príncipe William e com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, no início da tarde desta quinta-feira (6/11), durante a Cúpula de Líderes que antecede a COP30.

    A reunião bilateral, segundo apurou a coluna, durou cerca de 50 minutos. Lula estava acompanhado de integrantes do Itamaraty, de assessores do Palácio do Planalto e de pelo menos três ministros de seu governo.

    4 imagensFechar modal.1 de 4

    Ricardo Stuckert2 de 4

    Reprodução/Gov.br3 de 4

    Reprodução/Gov.br4 de 4

    Reprodução/Gov.br

    O petista levou para o encontro os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além do ex-chanceler Celso Amorim, atual assessor especial do presidente.

    O chancer Mauro Vieira não participou da reunião bilateral entre Lula e os líderes britânicos porque estava presidindo a sessão plenária da Cúpula de Líderes, durante a ausência do presidente brasileiro.

    As pautas tratadas por Lula e o príncipe

    No encontro, Lula apresentou iniciativas conduzidas pelo governo brasileiro com objetivo de acelerar a transição energética. Entre elas, o fortalecimento de fontes renováveis e o avanço da economia do hidrogênio.

    Leia também

    Eles também tratataram sobre a agenda de minerais críticos. Tratam-se de insumos considerados fundamentais para turbinas eólicas, baterias, painéis solares e outras tecnologias de baixo carbono.

    Da reunião com o príncipe e com o primeiro-ministro britânico, Lula seguiu para o almoço aos líderes de países que vão contribuir ou que serão beneficiados com o Fundo de Florestas Tropicais (TFFF).

    No caminho até o local do almoço, o mandatário brasileiro foi conversando com António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas (ONU), conforme presenciado pela coluna.