MAIS

    Os favoritos de petistas para o órgão de segurança no governo Lula

    Por

    A recente operação no Rio de Janeiro levou lideranças petistas a intensificarem a pressão para que Lula crie um novo órgão de segurança vinculado à Presidência ou recrie o Ministério da Segurança Pública.

    Nos bastidores, lideranças do PT já defendem, inclusive, nomes para o posto. Entre eles, o do ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT-RS) e o do advogado Alberto Kopittk, que já foi diretor da pasta da Justiça.

    3 imagensFechar modal.1 de 3

    Presidente Lula

    Tânia Rêgo / Agência Brasil2 de 3

    Reprodução/Gov.br3 de 3

    WILTON JUNIOR/ESTADÃO

    Alberto Kopittke atuou como diretor do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça durante o primeiro governo Lula.

    Leia também

    No cargo, o advogado foi um dos criadores do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que visa diminuir os indicadores de criminalidade nas regiões metropolitanas mais violentas do Brasil.

    Petistas abordarão tema em seminário

    A coluna apurou que o PT pretende levar o debate sobre a criação de um órgão da segurança pública para um seminário que o partido realizará nos dias 1º e 2 de dezembro no Rio de Janeiro.

    O seminário da legenda terá debates e palestras de especialistas sobre a questão da segurança pública, um dos temas mais sensíveis para o governo Lula e para a esquerda há anos.