MAIS

    Ouro negro: fruto melhora a saúde do intestino e aumenta a saciedade

    Por

    Pouca gente imagina que um fruto tão simples — e muitas vezes esquecido na fruteira — possa ter tanto poder sobre a saúde intestinal e o controle de peso. A ameixa preta seca, apelidada de “ouro negro” por seus benefícios concentrados, é rica em fibras, antioxidantes e minerais essenciais que favorecem o bom funcionamento do organismo.

    Leia também

    De acordo com  a nutricionista Ingrid Ulhoa, o segredo está em consumi-la com moderação e constância. “De uma a duas unidades por dia já bastam para melhorar o trânsito intestinal, aumentar a saciedade e contribuir para o equilíbrio do corpo”, explica. Veja os principais benéficos e formas de aproveitar o fruto no dia a dia, segundo a especialista.

    Ameixa seca - MetrópolesAlém do efeito laxativo suave, atribuído ao sorbitol, fibras e compostos fenólicos, o fruto contribui também para a saúde óssea

    Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp

    Melhora o trânsito intestinal

    “Rica em fibras solúveis e insolúveis, a ameixa seca ajuda a regular o intestino e prevenir a constipação”, explica a nutricionista. Segundo ela, a fruta contém sorbitol, um carboidrato que atrai água para o intestino, e compostos fenólicos que fortalecem a microbiota intestinal.

    Aumenta a saciedade e auxilia no controle de peso

    Estudos mostram que o consumo diário de ameixa seca prolonga a sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite e reduzir a ingestão calórica. Também ajuda a estabilizar os níveis de glicose, evitando picos de fome. Ulhoa ressalta: “Ela não emagrece sozinha, mas é uma grande aliada em um plano alimentar equilibrado.”

    É rica em antioxidantes

    Segundo Ingrid, os compostos fenólicos da ameixa têm forte ação antioxidante, combatendo o estresse oxidativo e protegendo as células do intestino e de todo o corpo.

    Fornece minerais essenciais

    Ainda de acordo com a especialista, a ameixa seca é fonte de potássio, magnésio, ferro e cálcio, minerais que contribuem para a saúde óssea, contração muscular e metabolismo energético.

    Como incluir o fruto no cardápio

    • Consuma 1 a 2 unidades por dia.
    • Pique no iogurte com aveia ou chia.
    • Misture em mingaus, vitaminas ou overnight oats.
    • Use em saladas ou molhos para carnes.
    • Combine com castanhas para um lanche nutritivo.

    8 imagensEle abrange aspectos físicos, mentais e sociaisFaça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudávelPraticar atividade física é essencial Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e felizO bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sonoFechar modal.1 de 8

    O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória

    Getty Images2 de 8

    Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais

    Getty Images3 de 8

    Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável

    Getty Images4 de 8

    Praticar atividade física é essencial

    Getty Images5 de 8

    Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz

    Getty Images6 de 8

    O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono

    Getty Images7 de 8

    Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias

    Getty Images8 de 8

    Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado

    Getty Images

    Cuidados e contraindicações

    Apesar de saudável, o consumo deve ser moderado. Pessoas com diabetes ou síndrome do intestino irritável devem ajustar a quantidade. O excesso pode causar gases, distensão abdominal e efeito laxante.

    A regra, segundo Ingrid Ulhoa, é simples: “Na dose certa, a ameixa preta seca é uma aliada poderosa; em excesso, pode causar desconforto.”