MAIS

    Paes no Fórum de Líderes Locais: “Existem muitos prefeitos anti-Trump”

    Por

    O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou, nesta terça-feira (4/11), durante o Fórum Global de Líderes Locais, da COP 30, que “há muitos prefeitos anti-Trump”, comprometidos com o combate às mudanças climáticas, ao contrário do presidente norte-americano.

    “Por isso que a gente diz: quanto mais governo local estiver no combate às mudanças climáticas, mais resultados teremos. Estamos cheios de prefeitos anti-trump”, disse o prefeito.

    Paes também destacou a importância dos municípios nas ações climáticas , afirmando que as prefeituras e governos locais são o que garantem uma continuidade ao combate contra as mudanças climáticas.

    Leia também

    “Os governos nacionais são muito mais volúveis, sujeitos a intemperes e visões de mundos distintas. O que garante uma continuidade de uma agenda de combate as mudanças climáticas são as prefeituras, os governos locais. Esse é o segundo mandato do presidente Trump e os prefeitos continuam fazendo suas agendas. Por mais que o Trump saia dos acordos do clima, não venha a COP, os prefeitos e os governadores da América continuam trabalhando”, destacou Paes.

    Fórum Global de Líderes Locais

    O Fórum reúne, entre 3 e 5 de novembro, centenas de prefeitos, governadores e líderes locais para debater soluções climáticas locais e debater como cidades, estados e regiões estão em progresso em relação às metas climáticas globais.

    Durante o segundo dia do Fórum, Donald Trump também foi alvo de críticas do prefeito de Londres, Sadiq Khan. Na sessão desta terça-feira, o britânico afirmou que os Estados Unidos são o principal destruidor do clima, e disse que agora de trata de “uma luta existencial entre os destruidores do clima e nós, os defensores.”.

    “Sejamos claros, o principal destruidor do clima é o presidente dos Estados Unidos da América, alguém que discursou nas Nações Unidas há poucas semanas e chamou a crise climática de farsa. Não se trata mais de quem luta contra as mudanças climáticas e quem as nega. Agora é uma luta existencial entre os destruidores do clima e nós, os defensores do clima”, afirmou Khan.