Portal Estado do Acre Notícias

Pesquisa sugere truque mental para desbloquear memórias infantis

pesquisa-sugere-truque-mental-para-desbloquear-memorias-infantis

Pesquisa sugere truque mental para desbloquear memórias infantis

Um estudo realizado pela Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, revelou que ver uma versão infantil de si mesmo, através de fotos e vídeos, pode ajudar a resgatar memórias esquecidas da infância. A pesquisa, que foi divulgada pelo portal ScienceDaily, analisou como a percepção do próprio corpo influencia o acesso a lembranças antigas.

Leia também

Para o experimento, 50 adultos participaram de um teste curioso: assistiram a um vídeo ao vivo em que seus rostos foram alterados digitalmente para parecerem com eles quando crianças. A imagem reagia em tempo real aos movimentos da cabeça, criando o que os cientistas chamam de “ilusão de enfacement” — fenômeno em que o cérebro reconhece uma imagem externa como sendo o próprio corpo. Outro grupo de voluntários assistiu ao mesmo vídeo, mas sem alterações faciais, mantendo a aparência adulta.

Após o experimento, todos foram entrevistados sobre lembranças da infância e da vida adulta. O resultado foi surpreendente: aqueles que viram a própria versão infantil recordaram mais detalhes e memórias vívidas da infância, enquanto o grupo que viu o rosto adulto não apresentou o mesmo efeito.

A líder da pesquisa, Jane Aspell, destacou que o estudo reforça a importância do corpo como âncora da memória. Segundo ela, na infância, temos formas e proporções corporais diferentes e ao estimular essa “memória física”, o cérebro parece se conectar com mais facilidade às experiências vividas nessa fase da vida.

O estudo tenta explicar por que tantas lembranças da infância se perdem. “Ao longo dos anos, ocorre a distância da imagem do ‘eu pequeno’. Rever essa versão pode despertar memórias guardadas e reativar laços que o tempo fez adormecer.”

Sair da versão mobile