A seriguela é um fruto com diversos benefícios à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico por ser rica em vitamina C e o auxílio na digestão devido às fibras. Seu cultivo simples pode ser o incentivo perfeito para você plantar em casa.
Leia também
-
Jardim exuberante: veja dicas de cuidados com as plantas
-
Sem terra: 4 plantas que crescem fortes e lindas apenas com água
-
Conheça a planta compacta que promete substituir a árvore de Natal
-
A planta perfeita para espaços pequenos, com frutos o ano todo
De acordo com o botânico Guilherme Ceolin, a seriguela é uma árvore de pequeno porte (até 7 metros de altura), originária da América do Sul e América Central, pertencente à família das anacardiáceas (a mesma da manga, do caju, do pistache e das aroeiras). É ainda parente do cajá e do umbu, espécies importantes na região Nordeste do Brasil.
“A seriguela possui distribuição ampla em toda a região tropical do Brasil, sendo bastante comum e encontrada nos Estados do Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Não há registro de cultivos mais sistemáticos e intensivos na Região Sul brasileira, uma vez que a espécie não tolera o frio, sendo muito sensível a geadas”, explica o profissional ao Metrópoles.
Da seriguela até os caroços se aproveitam para fazer uma farinha nutritiva
Importância
Guilherme Ceolin afirma que a seriguela é cultivada tanto para paisagismo quanto para uso de seus frutos, que são drupas (isto é, frutos que possuem um caroço) com cores variando do amarelo-alaranjado até vermelho quando maduros.
“Assemelha-se com os frutos da cajazeira, porém é mais doce, sendo consumida tanto in natura quanto em formas de doces, geléias e polpa para sucos”, esclarece o expert.
Segundo o botânico, a seriguela é boa fonte de vitaminas A e C, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Há, ainda, registros de uso na medicina popular, principalmente para tratar falta de apetite e anemia.
O chá de seriguela ajuda na digestão, regula o intestino e melhora a circulação sanguínea
Como plantar e quais cuidados tomar
Por ser uma planta nativa de climas tropicais, a seriguela suporta muito bem dias de calor intenso e baixa umidade, precisando ser plantada em locais com bastante luminosidade e sol direto para crescer e frutificar de maneira adequada.
“A planta cresce bem em solos profundos e bem drenados, os quais não necessariamente precisam ser muito férteis, todavia, a cada seis meses a um ano, devem ser adubados com matéria orgânica para suprir os nutrientes faltantes”, sugere o profissional.
Confira outras dicas:
- As regas não precisam ser muito frequentes, bastando deixar o solo levemente úmido, sem encharcar para não causar doenças nas raízes.
- As podas devem ser feitas nos meses de outono e inverno para eliminar galhos secos e doentes.
- A seriguela pode também ser cultivada em vasos, desde que os mesmos sejam profundos para acomodar as raízes adequadamente.
- Sua propagação é muito difícil por sementes, sendo que a forma mais comum é por estacas.
7 imagens



Fechar modal.
1 de 7
Cultivar plantas em casa ajuda no bem-estar
DuKai photographer/Getty Images
2 de 7
A planta calathea purifica o ar, melhora a umidade do ambiente e é segura para animais de estimação
sarayut Thaneerat/Getty Images
3 de 7
A planta-jade é conhecida por atrair prosperidade
Andrey Nikitin/Getty Images
4 de 7
A jade é uma planta ornamental popular
Kinga Krzeminska/Getty Images
5 de 7
As plantas absorvem gases nocivos como formaldeído, benzeno e xileno
Rapeepong Puttakumwong/Getty Images
6 de 7
O bonsai é uma alternativa para quem busca mais verde em espaços menores
7 de 7
O cultivo de plantas é mais do que um hobby: é uma forma de criar equilíbrio e harmonia no ambiente doméstico
Getty Images
Afinal, como se escreve?
“É possível encontrar várias grafias para o nome desta planta, como seriguela, siriguela, ciriguela e ceriguela. Consultando-se alguns dicionários (Michaelis e Houaiss), parece haver consenso que a forma mais aceita após a reforma ortográfica é seriguela”, diz Guilherme Ceolin.
Apesar disso, a variação ciriguela não está errada, inclusive, etimologicamente, é a mais próxima do seu nome original, do castelhano ciruela.
