MAIS

    Polícia Federal investiga causas de incêndio na COP30

    Por

    A Polícia Federal (PF) está investigando, desde quinta-feira (20/11), as causas do incêndio na Blue Zone, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará.

    Leia também

    O Metrópoles apurou que peritos especializados em incêndios foram enviados de Brasília e devem chegar nesta sexta-feira (21/11) a Belém para concluir o laudo.

    COP30

    • A primeira semana da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) ocorre em Belém (PA) desde o dia 10 de novembro.
    • Entre adaptação climática, financiamento, transição justa e o delicado debate sobre combustíveis fósseis, o clima é de cautela.
    • O Brasil considera a COP30 como “a COP da verdade”, na qual serão discutidos os mecanismos para alcançar a meta de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até 2035.

    Em coletiva de imprensa, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a “prioridade é a segurança das pessoas”, e que o incêndio já foi contido.

    A organização da COP30 informou em nota oficial que 13 pessoas foram atendidas por inalação de fumaça após o incêndio.

    Como medida de precaução, o governo brasileiro e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) decidiram fechar temporariamente a Blue Zone, até a conclusão de uma avaliação completa de segurança pelo Corpo de Bombeiros. Uma nova comunicação oficial será divulgada após a inspeção técnica.

    Veja momentos do incêndio:

    A Blue Zone é o espaço onde ficam as negociações oficiais, a Cúpula de Líderes e os pavilhões nacionais. Organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a área só permite acesso de delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada.

    O local fica no parque da cidade. É na Blue Zone que se definem os rumos das políticas climáticas internacionais.