Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam, nesta quarta-feira (5/11), em Guarulhos, um homem responsável por espionar presídios em São Paulo e em Pernambuco com gravações feitas por drones.
Segundo o Deic, o suspeito usava dois drones para fazer o reconhecimento dos locais e tinha um acervo com pelo menos 23 gravações de presídios, dos quais 21 são no estado paulista e dois, no estado de Pernambuco.
De acordo com a polícia, as atividades do espião comprometiam a segurança dos presídios. A investigação apontou que os registros indicavam gravações de imagens dos prédios, com detalhes das instalações, troca dos turnos nas guaritas de vigilância e cotidiano dos detentos nos pátios. Após apurações policiais, o suspeito foi identificado.
A ação foi realizada por policiais da 4ª Delegacia de Investigações sobre Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meio Eletrônicos (DCCiber).
Espião tinha dois drones apreendidos
Divulgação/ Deic
Drone apreendido com espião de presídios em SP
Divulgação/ Deic
Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em Guarulhos. No endereços, os policiais apreenderam os dois drones. Os vídeos gravados pelo espião constavam em um perfil dele em uma rede social.
Leia também
-
Justiça manda prender motorista que atropelou e matou cicloativista
-
Ex de Dudu Camargo, Barbie achada morta em SP tinha marcas no corpo
-
Eduardo volta a atacar Tarcísio: “Candidato que Moraes quer”
-
Câmara aprova regulamentação do serviço de streaming. Veja o que muda
O suspeito foi preso por atentado ao serviço público, divulgação de informações sigilosas, invasão de espaço aéreo e não autorização para condução de drones. Os policiais investigam a participação do envolvido em atividades de crime organizado.
