A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) desarticulou um esquema de vendas ilegais de terrenos públicos, nessa quinta-feira (20/11), na cidade de Paraíba do Sul.
Durante a ação conjunta com a Polícia Militar, um criminoso foi preso por estelionato.
Leia também
-
Mangabinha: quem era o bandido morto após se gabar de matar policial
-
RJ: polícia elimina bandido do CV que se vangloriou por matar policial
-
Saiba quem é o ator investigado pelo MP por vídeo de sexo em jet ski
-
Sexo em jet ski: MP apura gravação de vídeo pornô no mar de Maragogi
De acordo com as investigações conduzidas pela 107ª Delegacia de Polícia (Paraíba do Sul) , o golpista se passava por proprietário de lotes e negociava imóveis pertencentes ao governo municipal.
Em um dos casos, a vítima chegou a entregar um veículo como parte do pagamento e, em outro, a pessoa pagou R$ 40 mil na falsa aquisição de dois terrenos inexistentes.
Classificados
Os policiais descobriram que o criminoso anunciava os terrenos em redes sociais e apresentava contratos falsos, com firmas reconhecidas, para dar aparência de legalidade às negociações.
Ainda de acordo com a corporação, a maioria dos supostos imóveis eram localizados no bairro Jatobá.
Ao menos quatro pessoas lesadas pelo golpe já foram identificadas. O esquema foi desvendado após uma das vítimas buscar informações oficiais sobre o IPTU e descobrir que o terreno, na verdade, era público.
Durante as investigações, um policial se passou por comprador e, em contato com o golpista, confirmou que ele continuava com as vendas fraudulentas, mesmo após já ter sido intimado. Diante do fato, a autoridade policial representou pela sua prisão.
Ele foi localizado em sua residência e tentou fugir pelo terreno vizinho, mas acabou detido pelos policiais.
Contra o golpista, foi cumprido um mandado de prisão preventiva por estelionato. As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas, além de demais envolvidos na ação criminosa.
