A traição é um dos fatores mais recorrentes para o fim de relacionamentos e acontece por razões tão diversas como são todas as pessoas envolvidas em uma relação. Mas, segundo a psicoterapeuta belga Esther Perel, autora de vários livros sobre o assunto, há um fator que se repete constantemente antes de o infiel cometer a pulada de cerca.
Leia também
-
Após traição, Tirullipa chora ao ouvir perdão da esposa durante evento
-
CEO descobre traição e causa polêmica ao demitir funcionários: entenda
-
Vício em sexo e traição? Entenda tema do novo álbum de Lily Allen
-
Fernanda Lima revela o que faria de desconfiasse de uma traição
De acordo com ela, trata-se de uma fase chamada de “insensibilidade emocional”. Conforme explicou a especialista em entrevista a um site australiano, é algo que ocorre com bastante frequência em relacionamentos de longa duração.
Uma sensação de entorpecimento emocional pode surgir, fazendo com que você se sinta desconectado do seu parceiro, defende Esther.
A coach de relacionamentos Jess Matthews concorda. E diz mais: “Pelo que tenho observado, a infidelidade geralmente se resume ao egoísmo e, com isso, quero dizer que a traição é uma consequência de um sentimento de carência ou insegurança.”
5 imagens


Fechar modal.
1 de 5
O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)
PeopleImages/Getty Images
2 de 5
Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar
Yana Iskayeva/Getty Images
3 de 5
O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
Getty Images
4 de 5
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
filadendron/Getty Images
5 de 5
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
South_agency/Getty Images
Por que as pessoas traem?
Ela acontece, geralmente, quando o entusiasmo inicial passa e o casal começa a cair na rotina.
Durante esse período, pode haver uma falta de intimidade, e vocês podem se sentir “mais como amigos do que como amantes”, observou a coach de relacionamentos.
Trair para se sentir vivo?
Ao longo de vários anos de carreira, Esther realizou pesquisas e notou que as pessoas não traem porque não estão mais apaixonadas, “e sim porque querem se sentir vivas e entusiasmadas novamente”.

Dá para evitar?
A traição é multifatorial, nunca é culpa da vítima e acontece por variados motivos. Porém, em alguns relacionamentos, pode sim ser evitada.
Ambas concordam que é preciso buscar a vivacidade – tanto emocional quanto erótica. Crie situações a dois, continuem saindo em dates românticos e mantenham o mistério.
“Assistir Netflix e relaxar todo fim de semana fica monótono e sufoca os elementos de surpresa, mistério e diversão que são intrínsecos para manter a energia erótica viva em um relacionamento”, afirma Jess.
