A paciência na Ferrari acabou. O presidente da escuderia italiana, John Elkann, fez duras críticas a Lewis Hamilton e Charles Leclerc depois do abandono dos dois pilotos no Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, realizado no último domingo (9/11). Segundo ele, os atletas “deveriam falar menos e se concentrar em pilotar”.
O comentário foi feito durante um evento do Comitê Olímpico Italiano, à Sky Sports, dias após mais um resultado frustrante da equipe. Elkann afirmou que a Ferrari “precisa de pilotos que pensem menos neles mesmos e mais na equipe”, destacando que o sucesso do time depende de disciplina.
Leia também
-
“Ferrari precisa de um ditador”, diz Ecclestone em crítica a Hamilton
-
Site britânico diz que Hamilton pode deixar Ferrari após 2026. Confira
-
F1: Norris vence com folga; Bortoleto abandona na estreia em São Paulo
No GP de São Paulo, Hamilton abandonou na volta 37 após danos no carro causados por toques com Carlos Sainz e Franco Colapinto logo no início da prova. Leclerc, por sua vez, saiu da prova ainda na volta 6 depois de uma batida com Kimi Antonelli. Nenhum dos dois marcou pontos.
Elkann ainda elogiou o trabalho dos engenheiros e mecânicos, mas indicou insatisfação com o desempenho da dupla titular.
“Se analisarmos a temporada da F1, podemos dizer que temos mecânicos que estão conquistando o campeonato com o desempenho que apresentam, principalmente com tudo o que fazem em nossas paradas nos boxes.. O resto precisa estar à altura”, disse o presidente.
John Elkann cobrou mais desempenho dos pilotos na pista
Alessio Morgese/NurPhoto via Getty Images
Hamilton garantiu a segunda colocação no último treino
Kym Illman/Getty Images
Leclerc conquistou a segunda colocação
Kym Illman/Getty Images
Principal reforço da temporada, Hamilton ainda não subiu ao pódio com a equipe e ocupa apenas a 6ª colocação no campeonato, com 148 pontos. Após a corrida, o britânico também demonstrou frustração com os resultados. No campeonato de construtores, a Ferrari caiu para o 4º lugar no Campeonato de Construtores, atrás da Red Bull e da Mercedes.
A próxima corrida será o GP de Las Vegas, no dia 23 de novembro, como oportunidade para os pilotos responderem às críticas dentro da pista.
